Mato Grosso e Paraná devem ser mais afetados.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para nove estados brasileiros devido ao risco de chuvas intensas e tempestades a partir desta segunda-feira (2). O aviso, classificado como Perigo, é válido até o final do dia, mas pode ser prorrogado conforme as condições meteorológicas evoluam.
Os três estados da região Sul — Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul — estão entre os que devem enfrentar os maiores impactos, incluindo ventos de até 100 km/h e precipitações que podem chegar a 60 mm por hora. Além disso, Mato Grosso também está entre as áreas mais vulneráveis aos temporais.
Ao todo, 1.650 municípios estão sob risco de enfrentar quedas de galhos e árvores, alagamentos e interrupções no fornecimento de energia elétrica.
O sistema de alerta do Inmet é dividido em três categorias de severidade:
- Perigo Potencial (amarelo): risco moderado.
- Perigo (laranja): risco significativo.
- Grande Perigo (vermelho): risco extremo.
Além do alerta laranja, os estados de São Paulo, Pará, Amazonas e Acre estão sob aviso amarelo, indicando um perigo potencial para chuvas intensas.
De acordo com a Climatempo, o estado do Paraná deve receber de quatro a cinco frentes frias em dezembro, trazendo massas de ar polar. Apesar das chuvas fortes, os períodos de tempestade prolongada serão menos frequentes, com precipitações irregulares.