De acordo com pesquisa da Sociedade Brasileira de Urologia, somente 1% de adolescentes do sexo masculino vai ao médico
Pesquisas mostram que, comparados com as mulheres, os homens costumam ter piores hábitos e cuidar menos da saúde. Por exemplo, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) afirma que a frequência de consumo de verduras, legumes e frutas é maior entre as mulheres do que entre os homens. E os homens consomem o triplo de cerveja que as mulheres.
Outro levantamento, realizado pelo Centro de Referência em Saúde do Homem de São Paulo, diz que 70% dos homens que procuram um consultório médico tiveram a influência da mulher ou de filhos para tomar essa decisão. Além disso, mais da metade desses pacientes haviam adiado a ida ao médico e já chegaram com doenças em estágio avançado.
A negligência com a própria saúde é um dos fatores que leva tantos homens terem doenças como hipertensão, colesterol, doenças cardiovasculares, câncer e diabetes.
Por que o homem não cuida da saúde?
Existem estigmas e tabus em relação ao autocuidado do homem que acabam afetando decisões e prejudicando a saúde. Com estereótipos de masculinidade, que incluem a ideia de que homens devem ser fortes e não expressar sentimentos, que não precisam se cuidar, e o ditado “quem procura, acha”, muitos homens adotam estilo de vida pouco saudável, que aumenta o risco de desenvolvimento de muitas doenças.
Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, as mulheres culturalmente têm o cuidado de olhar mais para sua saúde, mas os homens só vão ao médico quando não se sentem bem. Existe o incentivo para que mulheres consultem e tenham acompanhamento anual com a ginecologista desde a primeira menstruação. Porém, o homem costuma se consultar com o urologista apenas depois dos 50 anos ou quando já tem algum problema mais grave.
É importante que o homem entenda que se cuidar não tem a ver com fragilidade ou vaidade. Isso é necessário para viver mais e melhor.
Como cuidar da saúde do homem?
Existem alguns hábitos que todo homem deve adotar em todas as fases da vida. Confira:
- Evitar o tabagismo;
- Limitar o consumo de álcool;
- Manter uma alimentação saudável e equilibrada;
- Manter um peso corporal saudável;
- Praticar atividade física regularmente;
- Controlar o estresse;
- Dormir bem;
- Manter a vacinação em dia.
Dicas de cuidados com a saúde nas diferentes fases da vida
Além dos hábitos comuns a todos, existem algumas práticas específicas para algumas fases da vida. Separamos abaixo alguns conselhos de acordo com cada etapa.
Infância
Para um crescimento saudável dos meninos, é importante que os pais estejam atentos a alguns cuidados, como:
Hábitos alimentares saudáveis
É na infância que definimos o paladar, portanto, atitudes como evitar o sal, gorduras e embutidos podem ajudar a ter hábitos alimentares saudáveis ao longo de toda a vida.
Higiene íntima
Pais devem ensinar os filhos a adotarem hábitos de higiene íntima corretos para prevenir infecções por fungos, bactérias e até câncer.
Ao criar hábitos saudáveis desde pequeno, é mais fácil o homem manter um estilo de vida saudável ao longo dos anos. Isso inclui também prática de atividade física e limpeza dos dentes. Lembre-se de que as crianças se espelham nos pais, portanto, seja um exemplo para seu filho.
Adolescência
A adolescência é uma etapa de muito desenvolvimento e crescimento, tanto físico como mental. Mas, apesar de importante, diversos cuidados com a saúde são negligenciados, especialmente entre os meninos.
Consultar um médico
Depois que o menino cresce, cria imunidade e toma todas as vacinas, é muito comum deixar de consultar o pediatra e não ir mais a nenhum médico. Porém, essa ausência prolongada de consultas com um especialista pode acarretar diversos problemas como infecções sexualmente transmissíveis, fimose e varicocele, além de falta de orientações médicas por ter vergonha de falar sobre certos assuntos.
De acordo com pesquisa da Sociedade Brasileira de Urologia, somente 1% de adolescentes do sexo masculino vai ao médico. Os pesquisadores afirmam que isso acaba tendo reflexos na vida adulta. Recomenda-se que o menino consulte um urologista ou um hebiatra (médico especializado em adolescentes) desde os 13 anos.
Atenção à saúde mental
Embora muitas pessoas digam que adolescentes são dramáticos, esse estigma não é verdadeiro. É uma fase de muitas descobertas e desafios, e a saúde mental precisa de atenção. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o suicídio é a terceira principal causa de morte entre adolescentes de 15 a 19 anos. Os pais também têm um papel muito importante nessa fase e devem ficar atentos aos sinais de alerta, como alterações de humor, autoagressão e ansiedade. O acompanhamento profissional de um psicólogo ou psiquiatra pode ser necessário e eficaz para ajudar o adolescente.
Adulto
Principalmente, a partir dos 40 anos, começam a ser mais frequentes problemas cardiovasculares, distúrbios hormonais e doenças da próstata. Alimentação saudável e prática de exercícios físicos tornam-se ainda mais essenciais. Além disso, é fundamental consultar um médico periodicamente.
Confira outra dica importante:
Check-up
É recomendado que adultos façam check-ups anualmente. Isso porque a realização de exames regulares ajuda na prevenção e na detecção precoce de doenças. Alguns dos testes e exames mais básicos que precisam ser realizados com frequência são verificação da pressão arterial, hemograma completo, teste de urina, dosagem de glicemia, creatinina e colesterol, além de doenças sexualmente transmissíveis. Mas, se o homem tem histórico familiar de algumas doenças específicas, o médico recomenda mais exames necessários.
Idoso
Se o homem cuida da saúde desde cedo, a velhice será mais tranquila. Mas os cuidados seguem sendo necessários para o homem ter qualidade de vida e prevenir doenças. Veja alguns conselhos específicos para essa fase:
Visitas periódicas ao geriatra
Muitas doenças começam a se tornar mais comuns nessa fase da vida. Por isso, é importante manter as consultas e os exames periodicamente para prevenir e detectar doenças.
Exercitar a memória
O desenvolvimento cognitivo do idoso é afetado e a memória é prejudicada. Fazer algumas atividades que ajudam a cuidar da mente são importantes, como jogar palavras-cruzadas, montar quebra-cabeças e ler.
Atenção com alimentação
O homem idoso deve continuar com uma alimentação equilibrada e saudável. Mas é importante verificar com o médico se precisa fazer alguma suplementação com vitaminas ou outras fórmulas. Além disso, é importante que familiares verifiquem se o idoso está fazendo todas as refeições, pois muitos se esquecem ou perdem apetite por causa de condições médicas.
Interação social
Muitos homens idosos depois que se aposentam se sentem muito sozinhos e entediados. É importante que o idoso inclua atividades na sua rotina, seja exercício físico, participação de algum grupo social ou trabalho voluntário. Isso é importante para a saúde mental do homem.