Rede MLC
Economia

Novo salário mínimo começou a ser pago na quinta-feira

Publicidade

Aproximadamente 59,3 milhões de pessoas têm, no salário mínimo, a referência para sua renda

O novo salário mínimo começou a ser pago na quinta-feira (01). O aumento do valor para R$ 1.412, cerca de 3% acima da inflação, vai beneficiar trabalhadores, aposentados, pensionistas e beneficiários de programas sociais.

Representando uma alta de 6,97% em comparação aos R$ 1.320 em vigor no ano de 2023, o reajuste é uma das estratégias do Governo Federal para reduzir as desigualdades no Brasil.

Entenda o cálculo:

O cálculo considera a expansão do Produto Interno Bruto (PIB), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de dois anos anteriores, além da inflação do ano anterior, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

Aproximadamente 59,3 milhões de pessoas têm, no salário mínimo, a referência para sua renda, conforme o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

O reajuste do salário mínimo é uma medida prevista na Constituição Brasileira. Segundo a legislação, o salário precisa ser readequado (no mínimo) com base na inflação, para garantir o poder de compra da população.

Publicidade

Leia mais

Inflação no Governo Lula: Alta dos preços penaliza mais os pobres com pressão de alimentos

Indra Miranda

Décimo terceiro adiantado: empresas têm até sexta-feira (29) para pagar primeira parcela

Indra Miranda

Brasil lidera ranking de maior custo de juros da dívida pública no mundo, aponta FSB

Indra Miranda

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais