Muitos consideram o Festival de Cannes como uma “versão mais justa” do Oscar, já que recebe inscrições de todo o mundo, não se limitando a apenas diretores renomados mas também estudantes de cinema.
Com a recente premiação de Ricardo Teodoro no como melhor ator revelação na Semana da Crítica, o tema “Festival de Cannes” ficou em alta, mas o que é esse evento?
Em 1946, o então ministro da Instrução Pública e das Belas Artes da França, Jean Zay, criou o Festival International du Film, com o objetivo de levantar debates sobre cinema, entender o que está sendo produzido ao redor do mundo e promover a troca de experiências no meio cinematográfico.
Apesar de não ser um evento somente competitivo, o evento promove algumas premiações, a maior delas sendo o Palm d’or (Palma de Ouro), que este ano premiou o longa “Anora” de Sean Baker.
Além desses, outros prêmios Palma de Ouro honorários foram entregues, um a George Lucas, diretor conhecido por criar “Star Wars” e “Indiana Jones“, um para Meryl Streep, atriz consagrada com mais de seis décadas de carreira, além de outro para o Studio Ghibli, que recentemente conquistou o Oscar de melhor animação com o longa “O Menino e a Garça“, contando com a presença de Goro Miyazaki, filho de Hayao Miyazaki.
As mostras que acontecem dentro do festival são: Competição, Um certo olhar, Quinzena dos Diretores, Semana da Crítica e Cinéfondation, onde cada uma delas possui as próprias categorias.
Ricardo Teodoro
A edição de 2024 marcou a primeira vez que um brasileiro levou um prêmio na categoria de “ator revelação”.
Ricardo Teodoro é natural de São José da Safira em Minas Gerais. Formado em Artes Cênicas pela Faculdade CAL de Artes Cênicas, uma das mais importantes escolas de teatro do Brasil, inicialmente queria se tornar jornalista esportivo, porém acabou cruzando o caminho do teatro.
Com mais de 20 espetáculos teatrais, Ricardo iniciou a trajetória artística em 2008 na cidade de Governador Valadares, como ator e produtor na CIA de Teatro Asas do Invento.
Ele já trabalhou com grandes Companhias de Teatro do Brasil como a Grupo Tá na Rua (RJ) e a Companhia do Latão (SP), também tendo atuando em mais de 15 produções audiovisuais entre Cinema, Tv e Séries, incluindo a novela “Além da Ilusão” (2022) e da primeira fase da novela “Renascer” (2024).