Confira os resultados dos brasileiros nas Olimpíadas de Paris nesta sexta-feira (2).
O fim da semana olimpíca do Brasil foi marcado, principalmente, pela judoca Beatriz Souza, que fez história ao conquistar a primeira medalha de ouro do país desde a abertura dos jogos de 2024.
Com esta vitória nos tatames, o time brasileiro ganhou posições importantes no quadro geral de medalhas. Agora, o Brasil é o país sul-americano com a melhor posição no ranking.
- Leia mais: Beatriz Souza conquista o 1° ouro do Brasil nos Jogos Olimpícos de Paris 2024
- Brasil nas Olimpíadas 2024: Duas pratas e outars vitórias impressionantes
Tênis de mesa
No tênis de mesa, Hugo Calderano deu adeus à disputa pela final olímpica em Paris, após a derrota para o sueco Truls Moregard, por 4 a 2, parciais de 12/10, 17/15, 7/11, 11/7, 10/12 e 11/8.
Neste domingo (4), o brasileiro disputará a medalha de bronze diante do francês Felix Lebrun. Se Calderano ganhar, será a primeira vez que um mesa-tenista do Brasil subirá ao pódio olímpico.
Basquete masculino
Com um inspirado pivô Bruno Caboclo, o Brasil derrotou o Japão, por 102 a 84.
Com o triunfo da Grécia diante da Austrália, o time brasileiro garantiu uma vaga nas quartas de final do torneio olímpico como um dos melhores terceiros colocados.
O adversário no mata-mata será definido após o fechamento da fase de grupos, mas é provável que o confronto seja diante dos Estados Unidos.
Nas Olimpíadas do Rio em 2016, a equipe brasileira sequer avançou da primeira fase. Em Tóquio, o Brasil não conseguiu a classificação para o torneio.
Atletismo
Valdileia Martins está classificada para a final olimpíca e igualou o recorde brasileiro no salto em altura ao registrar a marca de 1,92m. Entretanto, a presença da atleta na prova é incerta, já que sofreu uma lesão no tornozelo esquerdo.
No arremesso de peso masculino, Wellington Morais queimou as três tentativas e foi desclassificado da prova.
No lançamento de disco feminino, Andressa de Morais e Izabela Silva terminaram na 11ª colocação em suas respectivas baterias e foram eliminadas.
As brasileiras Vitória Rosa e Ana Carolina Azevedo não conseguiram a vaga nas semifinais na prova dos 100m rasos feminino.
Já na prova dos 800m feminino, Flávia Lima fechou em sexto na sua bateria e não avançou.
Fernando “Balotelli” teve um bom resultado na prova nos 400m e aparece na 17ª colocação geral, fechando o dia de competições no atletismo para o Brasil.
Vôlei de praia
No masculino, Evandro e Arthur derrotam os tchecos Perusic e Schweiner por 2 a 0 e estão no mata-mata.
Carol Solberg e Bárbara Seixas derrotaram as holandesas Stam e Schoon, por 2 sets a 1 em uma disputa emocioante e avançaram em primeiro no Grupo E.
Ginástica de trampolim
Apesar da eliminação de Rayan Dutra, o brasileiro conseguiu a nota de 56.370 na classificatória e conquistou o melhor resultado do país na história olímpica.
Natação
Kayki Mora terminou a qualificatória em sétimo e não avançou para a final na prova dos 100m borboleta masculino.
Na prova dos 800m livre feminino, Mafê conseguiu o décimo melhor tempo, mas não o suficiente para disputar a final olímpica.
Os atletas Gabrielle Roncatto, Stephanie Balduccini, Guilherme Basseto e Nicolas Albiero competiram no revezamento 4x100m medley misto e terminaram a prova na oitava colocação em sua bateria.
Boxe
Jucielen Romeu venceu a norte-americana Alyssa Mendoza e se classificou para as quartas de final da categoria peso-pena, até 57kg, do boxe feminino das Olimpíadas de Paris.
Na categoria meio-pesado masculino (até 81kg), Wanderlei Pereira foi derrotado pelo ucraniano Oleksandr Khyzhniak e ficou fora da disputa por medalha.
Outros resultados importantes
- Vôlei masculino: A seleção brasileira masculina de vôlei enfim venceu nos Jogos Olímpicos de Paris, vencendo o Egito, por 3 sets a 0, parciais de 25/11, 25/13 e 25/16, e garantiu vaga nas quartas de final como um dos melhores terceiros colocados;
- Judô: Rafael Silva, o Baby, caiu na estreia para Ushangi Kokauri, do Azerbaijão, na categoria acima dos 100kg;
- Tiro com arco: Nas oitavas de final, Marcus D’Almeida e Ana Luiza Caetano perderam por 5 a 1 para a dupla do México;
- Canoagem slalom: No feminino, Ana Sátila fechou na quinta colocação geral e não terá o poder de escolha em sua prova; Pepê Gonçalves obteve o segundo melhor tempo geral na tomada de tempo do caiaque extremo.
- Vela: Martine Grael e Kahena Kunze, bicampeãs olimpícas, terminaram na oitava colocação na 49erFX.
No Ilca6, Gabriela Kidd aparece na 10ª colocação com 21 pontos perdidos, enquanto Henrique Haddad e Isabel Swan estão na 15ª colocação, com 24 pontos perdidos, no dinghy misto (470).
No llca7, Bruno Fontes está em 29° após a disputa de quatro regatas.