Rede MLC
Saúde

Relatório da OMS aponta que África soma quase 30 mil casos suspeitos de mpox este ano

Somente em agosto, um total de 2.082 casos confirmados foram notificados em todo o mundo. - Foto: Augustin Mudiayi/AP
Publicidade

Geralmente leve, a mpox é fatal em casos raros e pode se espalhar por meio de contato próximo.

Nesta segunda-feira (23), a Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que cerca de 30 mil casos suspeitos de mpox foram registrados na África até o momento. A maioria deles na República Democrática do Congo, onde os testes se esgotaram. 

Em relatório, o órgão afirmou que, de janeiro a 15 de setembro foram 29.342 casos suspeitos e 812 mortes em toda a África.

Somente em agosto, um total de 2.082 casos confirmados foram notificados em todo o mundo, – o maior desde novembro de 2022, disse a organização.

Normalmente, a mpox causa sintomas semelhantes aos da gripe e lesões no corpo cheias de pus. – Foto: Arlette Bashizi/REUTERS

Em 2023, a agência de saúde pública da União Africana disse que 14.957 casos e 739 mortes foram registrados em sete países afetados, um aumento de 78,5% em novos casos a partir de 2022.

Geralmente leve, é fatal em casos raros e pode se espalhar por meio de contato próximo. Normalmente, a mpox causa sintomas semelhantes aos da gripe e lesões no corpo cheias de pus. 

Neste sábado (21), o fundo de pandemia do Banco Mundial disse que daria US$ 128,89 milhões a dez países africanos para ajudar a combater o surto.

Publicidade

Leia mais

Unidades Móveis de Saúde da Mulher têm novos endereços a partir da segunda-feira (27)

Lucyana Gadelha

Casos de dengue no Amazonas tendem a aumentar nas próximas semanas, alerta FVS-RCP

Lucyana Gadelha

Campanha de vacinação contra Influenza no Amazonas segue até 31 de janeiro

Lucyana Gadelha

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais