Rede MLC
News

Operação apreende mais de 6 mil produtos irregulares e reprova marca de panetone em Manaus

Durante os 14 dias de operação, 137 estabelecimentos foram fiscalizados, e 18 deles foram notificados por comercializar produtos irregulares. - Foto: Alexandre Vieira e Maria Paula/Ipem-AM
Publicidade

A ação ocorreu entre os dias 2 e 16 de dezembro no comércio de Manaus e Região Metropolitana.

Nesta quarta-feira (18), o balanço da “Operação Natal”, realizada pelo Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM), revelou mais de 6 mil produtos irregulares apreendidos e uma marca de panetone reprovada.

A ação ocorreu entre os dias 2 e 16 de dezembro no comércio de Manaus e Região Metropolitana. Durante os 14 dias de operação, 137 estabelecimentos foram fiscalizados, e 18 deles foram notificados por comercializar produtos irregulares.

Segundo Renato Marinho, diretor-presidente do Ipem-AM, o objetivo da operação “foi garantir que os produtos no mercado amazonense atendam aos padrões de qualidade, além de orientar os consumidores sobre a obrigatoriedade do selo do Inmetro, as informações em português nas embalagens e os requisitos de qualidade”.

Ao todo, 18,2 mil produtos natalinos foram fiscalizados, incluindo luminárias (pisca-pisca), brinquedos e alimentos típicos da época, como panetones, frutas cristalizadas, nozes, castanhas, uvas-passas, peru, pernil, chester, tender e bacalhau.

Os agentes do Departamento de Avaliação da Conformidade (Dconf) e do setor de produtos pré-medidos (aqueles embalados sem a presença do consumidor) realizaram as inspeções.

Entre as amostras testadas em laboratório, uma marca de panetone e uma marca de frutas cristalizadas foram reprovadas. – Foto: Alexandre Vieira e Maria Paula/Ipem-AM

Produtos irregulares

Foram recolhidos 2,2 mil produtos alimentícios tradicionais das festas de fim de ano em 37 estabelecimentos de Manaus e Região Metropolitana.

Entre as amostras testadas em laboratório, uma marca de panetone e uma marca de frutas cristalizadas foram reprovadas por apresentarem peso inferior ao declarado nas embalagens.

As empresas notificadas terão um prazo de dez dias para apresentar defesa ao instituto, e podem ser multadas em até R$ 1,5 milhão.

A fiscalização também teve foco em luminárias natalinas (pisca-pisca) e brinquedos, com 16 mil itens analisados. Desses, 6,1 mil foram apreendidos por irregularidades.

No caso dos pisca-pisca, foram identificados plugues fora do padrão e sem certificação do Inmetro. Já os brinquedos apreendidos não possuíam registro do Inmetro.

Publicidade

Leia mais

Solidariedade em Ação: Projeto ‘Ver & Agir’ realiza campanha para arrecadação de alimentos no Natal

Lucyana Gadelha

Marinha abre inscrições para oficiais temporários com vagas em Manaus

Lucyana Gadelha

Rompimento de tubulação interdita rua e afeta abastecimento de água em Manaus

Lucyana Gadelha

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais