Rede MLC
Polícia

Operação Caminhos Seguros resgata 163 crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual no Brasil

Agentes foram às ruas em mais de 450 cidades do país - Divulgação/MJSP
Publicidade

Mais de 300 adultos foram presos até o momento; diligências vão acontecer até o fim do mês

Em uma operação coordenada pelo Ministério da Justiça e da Segurança Pública (MJSP), 163 crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual foram resgatadas em todo o país. A ação, que faz parte da Campanha Nacional de Mobilização para o Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes, foi confirmada nesta sexta-feira (17) e continuará até o fim de maio.

A Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), órgão responsável pela coordenação da operação, divulgou que 314 adultos foram presos até o momento. As operações ocorreram em 453 municípios, abrangendo todas as regiões do Brasil.

Até esta quinta-feira (16), mais de 86 mil diligências policiais foram realizadas no contexto da operação “Caminhos Seguros“. As autoridades apreenderam 103 armas de fogo, mais de 7 toneladas de drogas e cerca de 16 mil materiais contendo pornografia infantojuvenil.

Foto: Divulgação/MJSP

Rodney da Silva, diretor de Operações Integradas e de Inteligência da Senasp, destacou a importância da operação: A partir da Caminhos Seguros, as forças de segurança podem reprimir e prevenir a atuação de indivíduos e organizações criminosas. Combater o abuso sexual é uma forma de garantir um ambiente seguro e protegido para eles crescerem e se desenvolverem”.

Importância da operação e a data simbólica

A operação Caminhos Seguros ganha ainda mais relevância no contexto do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio.

A data foi escolhida em memória da menina Araceli Crespo, de 8 anos, que foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada em 18 de maio de 1973, em Vitória (ES). Este triste episódio ressalta a necessidade contínua de ações robustas e coordenadas para proteger as crianças e adolescentes no Brasil.

Próximos passos

A Campanha Nacional de Mobilização para o Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes continuará com várias ações programadas até o final de maio. As atividades incluem palestras, workshops e campanhas de conscientização, todas focadas em prevenir e combater a violência sexual contra os mais jovens.

Com a operação Caminhos Seguros, o MJSP e a Senasp reafirmam seu compromisso com a proteção das crianças e adolescentes, promovendo um ambiente mais seguro para que possam crescer e se desenvolver plenamente.

Saiba como denunciar 

Para denunciar casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, não é preciso se identificar. Os canais de denúncia são o Direitos Humanos pelo Disque 100; Polícia Militar pelo Disque 190; Conselho Tutelar Manaus -AM (92) 3303-5267 – WhatsApp; Depca disque-denúncia (92) 99115-1284.

 

Publicidade

Leia mais

Mulher é presa suspeita de matar o próprio marido a facadas após crise de ciúmes em Manacapuru

Lucyana Gadelha

Acidente em Rio Preto da Eva deixa 11 feridos; jovem de 16 anos é transferida em estado grave para Manaus

Indra Miranda

Ônibus invade oficina e deixa duas pessoas feridas na zona Norte de Manaus

Indra Miranda

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais