Rede MLC
Polícia

“Operação Vapor Digital”: Polícia Federal autua 16 estabelecimentos por venda de cigarros eletrônicos em Manaus

Produtos apreendidos durante a operação - Foto: PF/Divulgação
Publicidade
Publicidade

O objetivo da operação é combater crimes de contrabando, falsidade documental, uso de documento falso, lavagem de dinheiro, sonegação fiscal e organização criminosa. 

A Polícia Federal e a Receita Federal deflagraram em ação conjunta com a  ANVISA, a “Operação Vapor Digital” nesta terça-feira (28). Durante as buscas, além dos cigarros eletrônicos, foram apreendidos armas de fogo, munição, drogas e uma alta quantia em dinheiro.

A operação teve início em fevereiro de 2024, após Receita Federal Brasileira ter apreendido mais de 7.500 cigarros eletrônicos nos Correios e em empresas de transporte aéreo, destinados a pessoas físicas, pessoas jurídicas e distribuidoras na cidade de Manaus.

Publicidade

Mobilizando 110 Policiais Federais e 60 servidores da Receita Federal, 27 mandados de busca e apreensão foram cumpridos, autuando 11 suspeitos e 16 estabelecimentos comerciais tidos como pontos de vendas do produto ilícito, na cidade e nas redes sociais. A maioria eram tabacarias.

Armas, munição e drogas apreendidas durante a operação – Foto: Divulgação/PF

A investigação identificou ainda a falsidade documental, principalmente de notas fiscais, para enganar a investigação, onde em um dos casos, uma distribuidora estaria tentando introduzir os cigarros eletrônicos com nota fiscal de capas de telefones celulares.

A comercialização, importação e propaganda de qualquer tipo de dispositivos eletrônicos para fumar são proibidas no Brasil desde 2009, e recentemente (24/04), a Anvisa manteve a proibição de importação, por meio da RDC nº 855/2024.
Publicidade

Leia mais

Advogado criminalista com 2 milhões de seguidores é preso por agredir companheira em Maceió

Lucyana Gadelha

Idoso de 65 anos é preso em Manaus por suspeita de armazenar pornografia infantil

Lucyana Gadelha

Advogado é preso em Manaus suspeito de tentar estuprar cliente

Lucyana Gadelha

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais