Rede MLC
News

Papa tem crise de asma prolongada e condição crítica, diz Vaticano

Aos 88 anos, o papa Francisco está internado no Hospital Gemelli, em Roma, desde o dia 14 de fevereiro devido a complicações respiratórias. - Foto: Vatican Pool/Getty Images
Publicidade

A assessoria de imprensa da Santa Sé também anunciou que, pelo segundo domingo consecutivo, o papa Francisco não conduzirá a tradicional oração do Angelus na Praça de São Pedro.

Neste sábado (22), o Vaticano anunciou que o estado de saúde do papa Francisco continua crítico após uma crise de asma prolongada. De acordo com o comunicado oficial, o pontífice precisou receber oxigênio em alto fluxo e passar por uma transfusão de sangue devido a um quadro de anemia.

“As condições do Santo Padre continuam críticas. Portanto, como explicado ontem, o papa não está fora de perigo. Nesta manhã, o papa Francisco apresentou uma crise respiratória asmática de longa duração, que exigiu uma terapia de alto fluxo de oxigênio”, informou o boletim divulgado pela Santa Sé.

Os exames realizados detectaram uma queda no número de plaquetas no sangue, caracterizando um quadro de plaquetopenia associada à anemia, o que levou à necessidade de transfusão sanguínea.

A plaquetopenia, também conhecida como trombocitopenia, ocorre quando há uma redução na quantidade de plaquetas no sangue. Esse problema pode ser desencadeado por diversas condições, como doenças autoimunes, infecções, deficiências nutricionais e fatores hereditários. Em alguns casos, o tratamento inclui transfusão de plaquetas.

Risco de complicações

Os médicos responsáveis pelo acompanhamento do papa alertaram que o maior risco neste momento é o desenvolvimento de sepse, uma infecção grave do sangue que pode surgir como complicação da pneumonia.

No entanto, até sexta-feira (21), não havia sinais dessa condição, e Francisco estava respondendo ao tratamento com os medicamentos administrados.

O Vaticano reforçou que o prognóstico do pontífice permanece reservado, o que significa que os médicos seguem cautelosos e não podem prever com exatidão a evolução do quadro.

Neste sábado (22), a assessoria de imprensa da Santa Sé também anunciou que, pelo segundo domingo consecutivo, o papa Francisco não conduzirá a tradicional oração do Angelus na Praça de São Pedro.

Internação e histórico de problemas respiratórios

Aos 88 anos, o papa Francisco está internado no Hospital Gemelli, em Roma, desde o dia 14 de fevereiro devido a complicações respiratórias.

Inicialmente diagnosticado com bronquite, o quadro evoluiu para uma infecção e, posteriormente, para uma pneumonia que comprometeu ambos os pulmões.

Durante a semana, o Vaticano informou que, apesar do quadro clínico delicado, Francisco vinha conseguindo respirar sem auxílio de aparelhos, realizar algumas atividades e atender ligações telefônicas.

Publicidade

Leia mais

Semáforo entre Umberto Calderaro e Belo Horizonte começa a funcionar neste domingo (23)

Lucyana Gadelha

Aeroporto de Manaus poderá ser suporte regional durante a COP30, avalia Anac

Lucyana Gadelha

Prefeitura anuncia revitalização do Parque Cidade da Criança com novos atrativos

Lucyana Gadelha

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais