A operação Caminhos Seguros ocorre como ação do Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual Infantil
Na manhã desta quinta-feira (16), uma operação da Polícia Civil coordenada pela Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA) resultou na prisão de duas pessoas suspeitas de abuso sexual de crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos.
Os detidos são o pastor José Ferreira de Nazaré, de 65 anos, e o professor Paulo Roberto Ribeiro de Souza, de 43 anos.
O pastor José Ferreira de Nazaré é acusado de estuprar uma menina de 10 anos. De acordo com a delegada Joyce Coelho, a esposa do pastor, que trabalha como babá, levou a criança para a casa do casal e a deixou sob os cuidados dele.
O professor é de uma escola estadual da zona norte de Manaus, e está sendo investigado por abusar sexualmente de seis meninos, todos alunos na faixa etária entre 11 e 14 anos.
Em declaração, Arlete Mendonça, secretária da Seduc (Secretaria de Estado de Educação do Amazonas), revelou que a escola envolvida teve conhecimento das acusações contra o professor por meio de uma denúncia feita pelos pais de uma das vítimas.
Segundo a polícia, o professor atraía os meninos oferecendo dinheiro e os abusos ocorriam no banheiro da escola. O professor tocava as partes íntimas das crianças e dos adolescentes.
A operação Caminhos Seguros ocorre como ação do Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual Infantil. As autoridades policiais estão empenhadas em coletar mais provas e assegurar a segurança das vítimas.
Esse incidente destaca a necessidade de estar atento e denunciar casos de abuso contra crianças e adolescentes, de modo a permitir a identificação e punição dos culpados.