Estelionatário atuava no envio de automóveis para Santarém, no estado do Pará.
Nessa última segunda-feira (26), a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (DERFV), cumpriu o mandado de prisão preventiva de Lucas da Silva Benevides, 26, suspeito de envolvimento em estelionatos relacionados ao aluguel de veículos.
A prisão ocorreu na rua Adelaide Carraro, no bairro Planalto, zona centro-oeste de Manaus.
De acordo com o delegado Rodrigo Barreto, titular da DERFV, as investigações foram iniciadas após várias vítimas relatarem que os veículos alugados estavam sendo enviados de Manaus para Santarém, no estado do Pará.
“A atividade do grupo iniciava com a cooptação de uma pessoa sem histórico criminoso para alugar veículos, mediante promessa de pagamento, e após o indivíduo estar em posse do veículo, ele fazia a retirada do rastreador do veículo”, explicou o delegado.
Segundo o delegado, após a retirada do rastreador, o automóvel era entregue a uma terceira pessoa, responsável por levar o veículo até o Porto de Manaus, de onde seria transportado.
Em Santarém, outro membro do grupo aguardava para realizar a adulteração do veículo e proceder com a venda.
Lucas da Silva Benevides foi identificado como o responsável por alugar os veículos, conforme depoimentos das vítimas. Ele confessou, durante o interrogatório, que alugava os automóveis e os repassava para outros membros do grupo criminoso, mas afirmou que não sabia a localização exata dos veículos.
- Leia também: PC-AM prende suspeito de aplicar golpes envolvendo imóveis de programas habitacionais em Manaus
“Fizemos a solicitação do mandado de prisão do autor e verificamos que em nome dele constam outros procedimentos e processos investigatórios nesta especializada, envolvendo o estelionato de mais de 10 veículos, além de mais de 12 Boletins de Ocorrência (BOs). As investigações irão prosseguir para identificar os demais infratores”, completou Barreto.
Lucas da Silva Benevides está preso e responderá por estelionato, estando à disposição da Justiça enquanto as investigações continuam.