Estelionatário prometia facilitação no sorteio de residências e arrecadava dinheiro de vítimas que sonhavam com a casa própria.
A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (DERFD), prendeu, na quarta-feira (14), Kleverson Cândido da Silva, 32, acusado de aplicar golpes relacionados a programas habitacionais do Governo do Estado e da Prefeitura de Manaus.
A prisão ocorreu na rua Santa Luzia, no bairro Santa Etelvina, zona norte da capital. De acordo com o delegado Thomaz Vasconcelos Dias, titular da DERFD, as investigações tiveram início há três meses, quando a equipe policial descobriu que o suspeito se passava por diretor de um instituto social falso.
O homem prometia facilitar o sorteio de imóveis, mediante o pagamento de mensalidades e taxas de manutenção de cadastros, utilizando o nome de 28 projetos sociais inexistentes.
Segundo a polícia, as vítimas eram atraídas pela promessa de conseguir suas casas próprias de maneira mais rápida e fácil. Ele cobrava valores diferentes, adaptando-se à condição financeira de cada vítima, o que ampliava a abrangência do golpe.
- Leia mais: Grupo criminoso é suspeito de movimentar R$ 200 mil com golpe do IPVA em sites falsos no Amazonas
“Durante as diligências, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão que resultaram na apreensão de mais de 30 mil fichas cadastrais, diversos documentos de terceiros, celulares e eletrônicos. Também foi cumprido um segundo mandado de prisão que estava em aberto, em nome do indivíduo”, disse o delegado.
O suspeito responderá por estelionato e permanecerá à disposição da Justiça, aguardando julgamento.