Rede MLC
Economia

“Pente-fino” no INSS começa em agosto

O pente-fino dos benefícios deve cortar cerca de 680 mil pagamentos, segundo o governo. - Foto: Reprodução/Agência Brasil
Publicidade

A meta fiscal deste e do próximo ano é zerar o déficit das contas públicas, gastando apenas o que arrecadar.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já suspendeu ou deu por encerrado o pagamento de 57.700 benefícios antes de fazer o “pente-fino” anunciado para agosto. O é combater fraudes e irregularidades no pagamento de benefícios, além de cortar gastos e abrir espaço no Orçamento da União.

As ações de acompanhamento e monitoramento permanente do órgão resultaram em um impacto de R$ 750,85 milhões, referentes a pagamentos indevidos e que provocaram o bloqueio de crédito, a suspensão ou a cessação de benefícios.

Dos mais de 57 mil benefícios afetados pela decisão, 37.325 foram cessados e outros 20.375 foram suspensos, ou seja, podem voltar a ser pagos caso as irregularidades sejam descartadas. A revisão ampliada do INSS está programada para começar em agosto e será essencial para a preparação do orçamento de 2025.

O ministro da previdência, Carlos Lupi, calcula que cerca de 800 mil pessoas poderão ter que fazer uma nova perícia para confirmar a necessidade de recebimento dos recursos durante todo o pente fino.

Publicidade

Leia mais

Receita Federal libera consulta à restituição do IR para quem caiu na malha fina

Indra Miranda

Feirão do Pescado em Manaus terá mais de 100 toneladas de peixe

Lucyana Gadelha

Bitcoin renova recorde e se aproxima dos US$ 100 mil com efeito Trump

Indra Miranda

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais