Desde o lançamento, em novembro de 2020, o Pix tem se consolidado como uma ferramenta essencial no mercado financeiro brasileiro.
O Banco Central (BC) informou nessa segunda-feira (9) que o sistema de pagamentos instantâneos Pix atingiu um novo marco na última sexta-feira (6). De acordo com dados do BC, foram realizadas 250,5 milhões de operações em apenas um dia, movimentando R$ 124,3 bilhões.
Esse novo recorde foi registrado apenas uma semana após o anterior, alcançado no dia 29 de novembro, quando 239,9 milhões de transações foram contabilizadas, somando um volume financeiro de R$ 130 bilhões.
“Os números são mais uma demonstração da importância do Pix como infraestrutura digital pública, para a promoção da inclusão financeira, da inovação e da concorrência na prestação de serviços de pagamentos no Brasil”, afirmou o BC em nota.
Principais meios de pagamento no Brasil:
- Pix : usado por 76,4% da população; principal meio de 46% dos brasileiros.
- Cartão de subsídio : utilizado por 69,1%; preferido por 17,4%.
- Dinheiro em espécie : utilizado por 68,9%; mais frequente para 22%.
Desde o lançamento, em novembro de 2020, o Pix tem se consolidado como uma ferramenta essencial no mercado financeiro brasileiro, oferecendo praticidade e rapidez para pagamentos e transferências.