Rede MLC
News

PL que garante salas no SUS exclusivas para mulheres vítimas de violência é aprovado

Publicidade
Publicidade

O projeto restringe o acesso de terceiros não autorizados pela paciente, em especial do agressor, ao espaço físico onde ela estiver

O projeto (PL 2.221/2023), que garante salas de acolhimento exclusivas para mulheres vítimas de violência nos serviços de saúde conveniados ou próprios do Sistema Único de Saúde (SUS), foi aprovado pelo Senado na terça-feira (26).

A senadora Jussara Lima (PSD-PI), relatora do projeto, apresentou parecer favorável no Plenário, destacando a importância de acolher e atender mulheres vítimas de violência de forma adequada, com privacidade e proteção à sua integridade física.

Publicidade


O texto muda um trecho da Lei 8.080, de 1990, sobre os serviços de saúde, na parte em que define diretrizes das ações e serviços públicos de saúde e dos serviços privados contratados ou conveniados que integram o SUS.

A diretriz a que se refere a exigência de salas de acolhimento trata do atendimento público específico e especializado com acompanhamento psicológico e outros serviços.

O projeto restringe o acesso de terceiros não autorizados pela paciente, em especial do agressor, ao espaço físico onde ela estiver. O parecer enfatiza que os serviços de saúde são fundamentais no acolhimento das mulheres logo após a violência, uma vez que realizam o primeiro atendimento pós-agressão. 

Publicidade

Leia mais

Tragédia em Vancouver: motorista atropela multidão em festival filipino, deixando 11 mortos

Lucyana Gadelha

Temporal atrapalha operações no Aeroporto de Manaus e causa cancelamentos

Lucyana Gadelha

Cerca de 400 mil de fiéis se despedem do Papa Francisco em funeral histórico no Vaticano

Lucyana Gadelha

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais