Na etapa preventiva, o Protocolo Antirracista prevê o desenvolvimento de atividades como palestras, seminários e oficinas
Os deputados da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), devem votar nos próximos dias o Projeto de Lei nº 780/2023 que institui um protocolo de atuação antirracista e combate à discriminação racial nas unidades de ensino do Estado.
Caso seja aprovado, o PL será um instrumento a mais utilizado pelos educadores para auxiliar na conscientização dos alunos quanto à importância do respeito à diversidade racial.
De autoria do presidente da Aleam deputado Roberto Cidade (União Brasil), a proposta pretende garantir a igualdade de oportunidades e tratamento a todos os estudantes, independentemente de sua origem étnico-racial e promover a valorização e a inclusão de conteúdos relacionados à história, cultura e contribuições das populações negras e indígenas nas atividades pedagógicas.
Na etapa preventiva, o Protocolo Antirracista prevê o desenvolvimento de atividades como palestras, seminários, oficinas, rodas de conversa, aulas externas e eventos correlatos.