Câmeras de segurança próximas registraram a ação e as imagens circulam nas redes sociais (veja vídeo abaixo).
Um policial militar e influenciador digital foi assassinado a tiros na manhã desta quinta-feira (6) em frente de casa no Jardim Paulistano, Zona Norte de São Paulo. O crime ocorreu enquanto ele estava de folga e sem uniforme. O suspeito fugiu e está sendo procurado pelas autoridades.
De acordo com testemunhas, o atirador era vizinho da vítima e devia R$ 300, valor referente a um retrovisor quebrado de um carro.
O soldado Rafael Rodrigues Novais, de 32 anos, chegou a ser socorrido por um helicóptero da Polícia Militar (PM) até o Pronto-Socorro de Taipas, onde a morte foi confirmada.
As gravações mostram Novais conversando com o suspeito antes do ataque. Em um momento, ambos olham para os celulares. Em seguida, o homem saca uma arma da cintura e dispara contra o policial. A vítima cai no chão e, mesmo assim, o agressor faz novos disparos (veja vídeo abaixo).
As imagens indicam que pelo menos sete tiros foram efetuados. Um trabalhador que estava próximo e presenciou a cena se assustou com a violência do ataque. Após o crime, o atirador fugiu correndo.

O caso foi registrado no 72º Distrito Policial (DP), na Vila Penteado, como homicídio doloso, quando há intenção de matar. A Polícia Civil analisa as imagens das câmeras de segurança para tentar identificar e prender o responsável pelo crime.
Em nota, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) lamentou a morte do policial e informou que “diligências estão em andamento para identificar e localizar o criminoso”.
Testemunhas afirmaram que o suspeito e Novais discutiram anteriormente sobre o pagamento do prejuízo causado pelo retrovisor quebrado. Segundo amigos da vítima, o vizinho teria ido ao local nesta manhã para fazer a transferência do valor pelo aplicativo do banco, mas, em vez disso, decidiu sacar a arma e atirar contra o policial.
Com oito anos de serviço na corporação, Novais atuava no 4º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano (BPM-M). Além da carreira policial, ele mantinha perfis nas redes sociais para falar sobre a profissão e outros temas.
No YouTube, administrava o “Canal do R Novais”, com mais de mil inscritos. No Instagram, o perfil “rafinha_rpm” contava com mais de 50 mil seguidores, enquanto no TikTok ele era conhecido como “Sd R Novais”, reunindo mais de 66 mil fãs.