Rede MLC
Emprego

Polícia Federal autoriza concurso com mil vagas para carreira policial

O certame oferecerá um total de mil vagas no setor policial, distribuídas entre os cargos de delegado, perito criminal, agente, escrivão e papiloscopista. - Foto: Reprodução
Publicidade

 O edital de abertura das inscrições será publicado no prazo máximo de seis meses a partir desta sexta-feira (14).

Nesta sexta-feira (14), a Polícia Federal anunciou por meio do Diário Oficial da União, a autorização para a realização de um novo concurso público. O certame oferecerá um total de mil vagas no setor policial, distribuídas entre os cargos de delegado, perito criminal, agente, escrivão e papiloscopista.

A distribuição das vagas será a seguinte:

  • 120 vagas para delegado de polícia federal;
  • 69 vagas para perito criminal federal;
  • 630 vagas para agente de polícia federal;
  • 160 vagas para escrivão de polícia federal;
  • 21 vagas para papiloscopista policial federal.

A autorização foi assinada por Andrei Rodrigues, diretor-geral da PF. O edital de abertura das inscrições será publicado no prazo máximo de seis meses a partir de hoje (14).

O concurso já havia sido anunciado pelo governo federal em janeiro, quando foi divulgada a oferta de mil vagas para 2025 e outras mil para 2026. O anúncio foi feito após uma reunião entre ministros e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto.

Na ocasião, o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, destacou que as novas contratações fortalecerão o trabalho da PF no combate ao crime organizado.

“O presidente da República anunciou que pudéssemos fazer um concurso para que ingressassem mil policiais este ano e mais mil no ano seguinte, […] eles serão essenciais no combate ao crime organizado, à segurança das nossas fronteiras e ao enfrentamento do crime ambiental, afirmou Lewandowski.

A ministra da Gestão, Esther Dweck, esclareceu que, embora a autorização tenha sido concedida, a nomeação dos aprovados ocorrerá apenas no final do ano. A Polícia Federal será responsável pela organização do certame.

O último concurso da PF ocorreu em 2021, quando foram preenchidas 1.500 vagas para os cargos de delegado, escrivão, papiloscopista e agente.

O certame foi organizado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e Promoção de Eventos (Cebraspe).

O processo incluiu provas objetivas, discursivas, exame de aptidão física, avaliação médica e psicológica, além de provas orais e de digitação para os cargos de delegado e escrivão, respectivamente. Também houve avaliação de títulos e investigação social.

Publicidade

Leia mais

Concurso Ibama: inscrições para vagas e salários de até R$ 9,9 mil terminam nesta terça-feira (18)

Lucyana Gadelha

Sine Manaus oferta 241 vagas de emprego nesta terça-feira (18)

Lucyana Gadelha

Nesta segunda (17), o Sine Manaus vai ofertar mais de 190 vagas de emprego

Vitória vitor

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais