Rede MLC
Polícia

Polícia Militar do Amazonas e Polícia Federal apreendem cerca de 1,4 tonelada de drogas e fuzis no rio Solimões

Operação resultou na apreensão de aproximadamente 1,4 tonelada de entorpecentes, três fuzis e mais de mil munições. - Foto: Michel Pereira/PMAM
Publicidade
Publicidade

Material ilícito foi apreendido em lancha, que pegou fogo e afundou no rio.

A Polícia Militar do Amazonas (PMAM), em parceria com a Polícia Federal (PF/AM) e por meio da Companhia de Operações Especiais (COE), realizou uma operação que resultou na apreensão de aproximadamente 1,4 tonelada de entorpecentes, três fuzis e mais de mil munições.

A ação ocorreu na noite de sexta-feira (24), nas proximidades do município de Manacapuru, no rio Solimões, a cerca de 68 km de Manaus.

Publicidade

De acordo com o coronel PM Alysson Lima, comandante do Comando de Policiamento Especializado (CPE), a operação foi desencadeada após um levantamento de inteligência conjunto entre a PMAM e a Polícia Federal. As equipes montaram uma abordagem no local identificado como rota da embarcação suspeita.

“No momento da interceptação, os suspeitos, fortemente armados, reagiram com disparos de fuzil contra as equipes. Houve um intenso confronto, e a embarcação utilizada pelos criminosos começou a pegar fogo. Eles abandonaram o barco, que acabou afundando, mas parte do material foi recuperada, incluindo as drogas e armamentos que boiaram à superfície, explicou o coronel Lima.

Ainda segundo o comandante, apesar da busca intensiva, os suspeitos fugiram na selva e não foram localizados devido às condições do terreno e ao horário da operação.

O material apreendido foi encaminhado à sede da Polícia Federal em Manaus, no bairro Dom Pedro. As investigações iniciais apontam que os suspeitos seriam, em maioria, estrangeiros ligados ao tráfico internacional de drogas, com origem no Peru e na Colômbia.

“A Companhia de Operações Especiais, junto à Polícia Federal, está preparada para agir e impedir que esses narcotraficantes ingressem com material ilícito no estado do Amazonas”, afirmou o coronel Alysson Lima.

Segundo o subcomandante-geral da PMAM, coronel PM Thiago Balbi, essa operação integra o esforço contínuo da instituição em combater o narcotráfico e intensificar o patrulhamento em áreas fluviais e no interior do estado.

“Nos últimos dias, em Tabatinga, o 8° Batalhão apreendeu cerca de 500 quilos de maconha tipo skunk. Já na terça-feira, tivemos uma apreensão de 75 quilos de drogas chegando a Manaus pelo Batalhão Ambiental, com apoio da Companhia de Cães”, destacou o coronel Balbi.

Recorde em apreensões

Em 2024, a Polícia Militar do Amazonas registrou a apreensão de 43 toneladas de drogas, consolidando-se como um dos anos mais efetivos no enfrentamento ao tráfico. Para o subcomandante Thiago Balbi, esse marco reflete a intensificação de ações estratégicas e o uso de tecnologia para monitoramento e inteligência.

“Seguiremos firmes neste trabalho, utilizando nossos processos de inteligência, operações especiais e ações integradas para retirar drogas e armas das ruas e dos rios, garantindo maior segurança à sociedade”, reforçou o coronel Balbi.

A Polícia Militar do Amazonas incentiva a população a colaborar no combate ao crime, realizando denúncias anônimas por meio dos números 181 ou 190. A identidade dos denunciantes será mantida em sigilo.

Publicidade

Leia mais

PM e comparsas são presos por esquema de ‘flanelinhas’ em Manaus

Vitória Vitor

Embarcações usadas em garimpo ilegal são destruídas pela PF no AM

Vitória Vitor

Comandante da PM é filmado agredindo mulher e atirando para o alto no Amazonas

Lucyana Gadelha

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais