A troca é aberta em qualquer ano eleitoral, seis meses antes da votação e só é válida para os candidatos eleitos em pleitos proporcionais
O período das janelas partidárias, prazo em que os vereadores e deputados podem mudar de partido sem perder o mandato atual, vai encerrar na sexta-feira (05).
A troca é aberta em qualquer ano eleitoral, seis meses antes da votação e só é válida para os candidatos eleitos em pleitos proporcionais, ou seja, para vereadores e deputados, e que estão em fim de mandato. Contudo, neste ano somente os vereadores podem solicitar a troca de legenda por estarem prestes a terminar o mandato.
Em Manaus, pelo menos quatro vereadores aproveitaram para fazer a troca até o momento. O mais recente a trocar de sigla foi o vereador Raiff Matos, que deixou o partido Democracia Cristã (DC) para se filiar ao Partido Liberal (PL), nesse sábado (30).
Os vereadores Jaildo Oliveira, Fransuá e Glória Carrate também trocaram suas antigas legendas – PCdoB, PV e PL – por novas agremiações visando as eleições de 2024. Jaildo ingressou no PV, Fransuá no PSD e Glória no PSB.