Rede MLC
Saúde

Prefeitura de Manaus apresenta projeto do primeiro hospital municipal 

Prefeito David Almeida anuncia construção do primeiro Hospital-Dia da cidade — Foto: Divulgação
Publicidade

O Hospital-Dia será de média complexidade.

O prefeito de Manaus, David Almeida, apresentou na última terça-feira (3), o projeto para o primeiro Hospital-Dia da capital amazonense. A unidade será destinada à realização de procedimentos de média complexidade, incluindo exames endoscópicos e cirurgias. A previsão de entrega é de um ano após a conclusão do processo licitatório.

O anúncio aconteceu na sede da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), localizada na zona Centro-Sul da cidade, e contou com a presença da secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe.

Prefeito David Almeida anuncia construção do primeiro Hospital-Dia da cidade — Foto: Divulgação

O hospital será construído no Parque Mosaico, zona Oeste de Manaus, com uma área que varia entre 3.800 e 4.100 metros quadrados. O investimento total será de até R$ 15 milhões, obtidos por meio de uma parceria público-privada.

Com foco em procedimentos de média complexidade, o Hospital-Dia oferecerá serviços clínicos, cirúrgicos, terapêuticos e de diagnóstico, com internações limitadas a até 12 horas. O prefeito destacou a importância da unidade para a saúde pública da cidade.

Esse hospital é um sonho da nossa gestão. Durante a campanha, uma das nossas principais bandeiras foi a construção do Hospital-Dia. Hoje, temos recursos assegurados, o projeto em mãos e estamos avançando no planejamento, que prevê cinco salas de cirurgias e duas salas de procedimentos”, afirmou David Almeida.

Serviços e estrutura

O Hospital-Dia será equipado para a realização de procedimentos minimamente invasivos, como exames endoscópicos e cirurgias nas áreas de oftalmologia, ginecologia, mastologia, dermatologia e cirurgia geral.

Entre os serviços previstos estão colonoscopia, endoscopia digestiva alta, cirurgias de hérnia, vesícula e catarata, laqueadura tubária e biópsias de mama e pele.

A unidade terá uma estrutura moderna, que inclui recepção com capacidade para 30 pessoas, ambulatório com 12 consultórios, centro cirúrgico com cinco salas de médio porte e duas de pequeno porte, enfermarias masculina e feminina, com aproximadamente 80 leitos, além de ambientes administrativos e de apoio, como cozinha, lavanderia e Central de Material e Esterilização.

O Hospital-Dia segue o modelo previsto pelo SUS, que visa oferecer assistência intermediária entre a internação e o atendimento hospitalar convencional.

Publicidade

Leia mais

Super Nova Era sedia novo evento de adoção de animais nesta quinta-feira (12)

Lucyana Gadelha

Doença desconhecida no Congo coloca crianças e desnutridos em risco, diz OMS

Indra Miranda

Dezembro vermelho: Especialista em HIV/AIDS é destaque no “Deixa Que Eu Pergunto” 

Indra Miranda

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais