Rede MLC
Educação

Prefeitura de Manaus lança projeto ‘Educar pelo Esporte’ para mais de 2 mil alunos do Ensino Fundamental

O projeto “Educar pelo Esporte” utiliza o esporte como ferramenta educacional e de inclusão social. - Foto: Jordana Rodrigues/Semed
Publicidade
Publicidade

O xadrez será utilizado como ferramenta para promover o desenvolvimento do raciocínio lógico, concentração e disciplina entre os alunos.

Nesta quinta-feira (13), a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), iniciou o projeto “Educar pelo Esporte”, que beneficiará mais de 2 mil alunos da rede municipal de ensino. A aula inaugural foi realizada na Escola Municipal Sérgio Pessoa, localizada no bairro Presidente Vargas, zona Sul da capital.

A iniciativa faz parte das ações da Coordenação de Esportes (Coordesp), que tem como objetivo fortalecer a prática do xadrez nas escolas municipais. Ronnie Melo, coordenador da Coordesp, explicou os detalhes do projeto.

Publicidade

“O xadrez já foi implementado na rede municipal desde o ano passado. A Semed fornece os jogos de tabuleiro, e a Coordesp entra em contato com os professores interessados. Em seguida, realizamos oficinas para capacitá-los no ensino do xadrez, para que possam repassar esse conhecimento aos alunos”, destacou Melo.

Na Escola Municipal Sérgio Pessoa, 240 estudantes do 1º ao 5º ano participarão do projeto, que incluirá aulas teóricas e práticas diárias. O xadrez será utilizado como ferramenta para promover o desenvolvimento do raciocínio lógico, concentração e disciplina entre os alunos.

Manoel Galvão, professor responsável pelo projeto, ressaltou a importância da modalidade para o desenvolvimento cognitivo e comportamental das crianças.

“O xadrez trabalha aspectos fundamentais, como paciência, planejamento e tomada de decisão. As crianças aprendem a pensar antes de agir e a respeitar regras, o que reflete positivamente no comportamento dentro e fora da sala de aula. É gratificante ver o engajamento dos alunos e o progresso que eles demonstram a cada aula”, afirmou Galvão.

Para os estudantes, o xadrez tem sido uma experiência enriquecedora e desafiadora. João Victor Santos, aluno do 4º ano, compartilhou a experiência com a atividade.

“Eu adoro jogar xadrez porque me ajuda a pensar melhor. No começo, achei difícil, mas agora já consigo planejar meus lances, e isso me deixa muito animado”, disse o estudante.

O projeto “Educar pelo Esporte” reforça o compromisso da Prefeitura de Manaus em promover atividades que contribuam para o desenvolvimento integral dos alunos, utilizando o esporte como ferramenta educacional e de inclusão social.

Publicidade

Leia mais

SEJA: curso gratuito prepara jovens e adultos para o Encceja 2025

Lucyana Gadelha

328 aprovados no PSS são convocados pela Seduc; atendimento começa nesta sexta-feira

Vitória Vitor

Inscrições para o Programa Ciência na Escola da Fapeam terminam nesta quinta-feira (13)

Lucyana Gadelha

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais