O PAA tem como meta realizar a compra de alimentos diretamente dos pequenos produtores, com a distribuição desses itens para comunidades em situação de vulnerabilidade social.
Nesta quarta-feira (26), o prefeito de Manaus, David Almeida, deu início ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) de 2025. A cerimônia aconteceu no píer Manaus 355, na Avenida Sete de Setembro, no Centro, e contou com a presença de agricultores familiares, representantes de entidades sociais e autoridades locais.
O PAA, coordenado pela Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), tem como meta realizar a compra de alimentos diretamente dos pequenos produtores, com a distribuição desses itens para comunidades em situação de vulnerabilidade social.
A iniciativa promove o fortalecimento da economia local, ao mesmo tempo que garante acesso a alimentos de qualidade para aqueles que mais precisam.
Durante o evento, o prefeito David Almeida enfatizou a relevância do programa para a segurança alimentar e o desenvolvimento rural na capital.
“O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é uma iniciativa inédita no município. Hoje, todos os produtores rurais estão cadastrados, o que possibilita a compra de seus produtos para a merenda escolar, com um investimento anual de R$ 14 milhões na agricultura familiar”, afirmou o prefeito.
- Leia também: Prefeitura anuncia revitalização do Parque Cidade da Criança com novos atrativos
- Prefeitura inicia construção da nova Feira do Mutirão para melhorar condições de trabalho e abastecimento

“Além disso, realizamos o asfaltamento e a recuperação de ramais, estradas e vicinais, facilitando o escoamento da produção. Também fizemos reformas em feiras e mercados, garantindo que os produtores tenham locais adequados para produzir, transportar e comercializar seus produtos”, completou David Almeida.
O senador Omar Aziz, que também participou da cerimônia, reforçou a importância da pavimentação de ramais para melhorar o escoamento da produção.
“Se o David não tivesse essa preocupação, o cadastro dos produtores não teria acontecido, pois o programa já existia antes, mas ninguém havia tomado a iniciativa de implementá-lo. Muitas pessoas não têm ideia dessa realidade porque estão acostumadas a andar por ruas asfaltadas. Contudo, David e Renato pavimentaram diversas vicinais para facilitar o escoamento da produção, um dos maiores desafios enfrentados pelo setor”, destacou o senador.
Wanderson Costa, secretário da Semacc, comentou sobre os avanços no apoio à agricultura familiar desde o início da gestão do prefeito.
“Em 2021, realizamos o primeiro cadastro no ramal do Brasileirinho, durante a administração do prefeito David Almeida. Desde então, fizemos muitos avanços para fortalecer a agricultura familiar no município, algo que nunca havia sido feito antes. Hoje, podemos dizer que esse é um passo essencial para garantir a segurança alimentar em Manaus”, declarou o secretário.
Por meio da Semacc, a Prefeitura de Manaus tem buscado expandir as parcerias com o governo federal e as comunidades locais para ampliar os benefícios do programa, alcançando um número maior de produtores e garantindo que mais famílias em situação de vulnerabilidade recebam alimentos de qualidade.