Rede MLC
Economia

Presidente do BC aponta que o Pix já bateu 235 milhões de transações em 1 dia

Pix do Banco Central - Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Publicidade

Pix atinge 235 milhões de operações em um único dia e BC planeja novas funcionalidades para ampliar a inclusão financeira.

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, destacou nesta quinta-feira (8) o crescimentoextraordinário do Pix, a plataforma de transações financeiras instantâneas desenvolvida pela autarquia.

Durante um evento sobre os cinco anos do Cadastro Positivo, organizado pela Confederação Nacional das Instituições Financeiras (CNF), Campos Neto revelou que o Pix alcançou um marco de 235 milhões de operações em um único dia, representando mais de duas transações por pessoa.

Comparando o desempenho do Pix com o sistema de transações da Índia, Campos Neto observou que o volume de operações no Brasil é quatro vezes maior.

Pix atinge 235 milhões de operações em um único dia – Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Pix talvez seja o sistema que mais gerou inclusão financeira na história”, afirmou o presidente, enfatizando que economias locais inteiras agora operam com base na plataforma.

Apesar do sucesso, o Pix ainda está operando com apenas 30% de sua capacidade total, segundo Campos Neto.

Para o futuro, o Banco Central planeja adicionar novas funcionalidades, como pagamentos por aproximação e automáticos, com o objetivo de tornar as transações online ainda mais convenientes.

Agenda digital do BC: Open Finance e moeda digital

Campos Neto também discutiu as próximas etapas da agenda digital do Banco Central, incluindo o desenvolvimento do Open Finance, que permite a comparação de produtos financeiros em tempo real em um ambiente digital unificado.

Ele destacou que o Open Finance já economizoudezenas de milhões de reais para os usuários.

O presidente do BC também abordou o projeto Drex, a moeda digital da autarquia, destacando a importância da tokenização nas soluções financeiras modernas. Segundo ele, a comunidade internacional já reconhece a tokenização como o método mais eficiente para depósitos.

Campos Neto concluiu afirmando que a moeda que dominará o futuro será digital, independentemente de qual seja, e que a conversão entre diferentes moedas será imediata e instantânea.

Não importa qual é a moeda que vai prevalecer, vamos ter conversão imediata e instantânea em várias moedas, disse, reforçando a visão de um sistema financeiro globalmente interconectado e digitalizado.

 

Publicidade

Leia mais

Mega-Sena sorteia R$ 50 milhões na noite deste sábado (5)

Lucyana Gadelha

Feira de Flores de Holambra acontece em Manaus a partir desta quarta-feira (4)

Lucyana Gadelha

Governo define detalhes e horário de verão deve voltar em novembro

Indra Miranda

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais