Rede MLC
Política

Presidente Lula comemora ‘ministro comunista’ no STF

Publicidade

A declaração do presidente sobre o ministro comunista causou muita repercussão nas redes sociais

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comemorou nesta quinta-feira (14) que, pela “primeira vez na história”, o governo conseguiu colocar um “ministro comunista” no Supremo Tribunal Federal (STF).

Lula se referiu à aprovação pelo Senado do ministro da Justiça, Flávio Dino, para ocupar uma vaga na Corte. Dino foi filiado ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB) por 15 anos.

Vocês não sabem como eu estou feliz hoje, pela primeira vez na história desse país, nós conseguimos colocar na Suprema Corte um ministro comunista, um companheiro da qualidade do Flávio Dino“, disse Lula ao participar da abertura da 4ª Conferência Nacional de Juventude.

Durante o discurso, o presidente voltou a cobrar mobilização dos militantes para as próximas eleições e disse que é preciso conversar com quem está fora dos partidos políticos de esquerda e de direita.

Muitas vezes, nós falamos conosco mesmos, adoramos fazer discurso para nós mesmos… Vamos discutir com aqueles que não são nossos. Vamos politizar esse país, Vamos formar novos socialistas, mais gente de esquerda”, afirmou Lula.

A declaração do presidente sobre o ministro comunista causou muita repercussão nas redes sociais. Muitas pessoas aprovaram o novo ministro, outras se sentiram desconfortáveis em relação a fala de Lula.

Comunismo e Capitalismo

Pra quem não sabe, comunismo é um sistema ideológico e um movimento político, filosófico, social e econômico, que tem como objetivo, o estabelecimento de uma sociedade comunista, ou seja, uma ordem socioeconômica estruturada sob as ideias de igualitarismo, propriedade comum dos meios de produção e na ausência de classes sociais, do dinheiro e do estado.

De forma mais clara, o comunismo defende a construção de uma sociedade baseada na igualdade. Nele, o Estado, as classes sociais e a propriedade privada seriam abolidas, pois não seriam mais necessárias.

Já o capitalismo é um sistema econômico que visa o lucro e a acumulação das riquezas e está baseado na propriedade privada dos meios de produção. Os meios de produção podem ser máquinas, terras, ou instalações industriais, por exemplo, e eles têm a função de gerar renda por meio do trabalho.

Algumas países são contemporaneamente denominados comunistas, como Cuba; China; Coreia do Norte; Laos; Vietnã.

Já os países capitalistas acabam sendo a maioria. Os principais países capitalistas do mundo são: Estados Unidos, Canadá, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Israel e os países da Europa ocidental. Essas nações são responsáveis por 60% da produção industrial e 70% do comércio internacional.

Publicidade

Leia mais

Câmara de Manaus aprova benefício que estende plano de saúde a ex-vereadores e familiares

Indra Miranda

Milei diz que vice é próxima da esquerda e não tem “nenhuma ingerência” no governo

Indra Miranda

Trump planeja reunir equipes de investigação para apurar eleição de 2020

Indra Miranda

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais