Rede MLC
Cultura

Primeira sala de cinema dentro de aldeia indígena será inaugurada no Amazonas

A inauguração do “Cine Aldeia” está prevista para fevereiro de 2025 e promete ser um marco cultural na região. - Foto: Tácio Melo
Publicidade
Publicidade

A sala será um espaço de inclusão e valorização da cultura indígena no audiovisual.

Idealizado por Thaís Kokama em 2019, o projeto “Cine Aldeia” se prepara para inaugurar a primeira sala de cinema em uma aldeia indígena no Norte do Brasil, na Aldeia Inhaã-bé, localizada no Lago Tarumã-Açú, em Manaus.

A inauguração do “Cine Aldeia” está prevista para fevereiro de 2025 e promete ser um marco cultural na região. A sala servirá tanto como espaço de exibição quanto de produção, priorizando obras de temática indígena.

Publicidade

Para a abertura, será lançado um edital que selecionará seis filmes: três produzidos por indígenas do Norte e outros três de diferentes regiões do Brasil.

Os filmes escolhidos serão os primeiros a serem exibidos na sala e permanecerão em cartaz nos primeiros meses do ano. As inscrições estarão disponíveis via formulário, com critérios detalhados no perfil oficial do Instagram: @cinealdeia.

Thaís Kokama, cineasta formada em Rádio e TV e uma das primeiras produtoras indígenas do Amazonas, celebra a conquista como uma vitória contra os desafios históricos enfrentados por povos indígenas no acesso ao cinema.

A sala de cinema do “Cine Aldeia”, localizada na Aldeia Inhaã-bé, às margens do Lago Tarumã-Açú, foi idealizada em 2019 por Thaís Kokama. – Foto: Tácio Melo

“Sonhei por anos em levar a experiência do audiovisual para dentro da nossa aldeia. Foi com o celular e cursos profissionalizantes que comecei a trilhar esse caminho”, relembra Thaís.

Cine Aldeia

A sala de cinema do “Cine Aldeia”, localizada na Aldeia Inhaã-bé, às margens do Lago Tarumã-Açú, foi idealizada em 2019 por Thaís Kokama.

O projeto começou com exibições de filmes para crianças e agora se consolida como a primeira sala de cinema em uma aldeia indígena no Norte do Brasil, além de ser uma das pioneiras no país.

Ao longo dos últimos três anos, a aldeia recebeu oficinas de cinema e serviu como cenário para produções nacionais e internacionais, incentivando a comunidade local a explorar o universo do audiovisual.

Em 2023, o projeto ganhou novo fôlego ao ser contemplado pela Lei Paulo Gustavo, por meio da Prefeitura de Manaus. Com o apoio do edital, a sala foi equipada para exibições, mostras e festivais, além de oferecer oportunidades para a produção de conteúdo cultural.

O “Cine Aldeia” foi premiado no Concurso Manaus Identidade Cultural – Audiovisual, realizado pelo Concultura, com apoio do Ministério da Cultura e da Prefeitura de Manaus. 

Publicidade

Leia mais

Festival de Parintins 2025: Caprichoso e Garantido revelam toadas oficiais com temas amazônicos

Lucyana Gadelha

Festival de Parintins tem lançamento adiado após governador contrair Covid e Influenza

Lucyana Gadelha

Caprichoso lança álbum “É Tempo de Retomada” com espetáculo cinematográfico em Parintins

Lucyana Gadelha

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais