Itens estavam inadequados estavam fora da validade e mal refrigerados.
O Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM) apreendeu e descartou cerca de 40 kg de alimentos considerados impróprios para consumo nesta sexta-feira (05), após uma fiscalização de rotina no Supermercado Rodrigues, na zona norte de Manaus.
Durante a visita da equipe de fiscais, foram recolhidos açúcares vencidos, margarina, linguiça de suíno, guisado de suíno e frangos mal acondicionados.
Ainda foram encontrados bacon com a validade ilegível e linguiça calabresa sem informações obrigatórias na embalagem, além de carne de pirarucu, suíno sem osso e peito de frango com a embalagem violada.
“Produtos impróprios ao consumo violam o direito à saúde, que está previsto no Código de Defesa do Consumidor, por isso, os consumidores devem estar atentos antes de realizar a compra, verificar a validade, embalagem e se estão com a devida refrigeração”, destacou o diretor-presidente do Procon-AM, Jalil Fraxe.
Fraxe também deixou um alerta aos consumidores sobre a importância de sempre verificar a validade dos produtos e inspecionar possíveis danos nas embalagens. Ele ressalta que supermercados podem ser multados por comercializar produtos que representem riscos à saúde pública.
O supermercado autuado tem prazo de cinco dias úteis para apresentar a receita bruta da mercadoria junto com a defesa acerca dos fatos encontrados. Além disso, será instaurado um processo administrativo, com a possibilidade de aplicação de multa.