O Governo Federal lançou na segunda-feira (22/04) o programa ‘Acredita’. O programa visa conseguir apoio aos autônomos e pequenos empreendedores, oferecendo um conjunto de medidas para desburocratizar o acesso ao crédito nesse setor.
- Leia também: Governo prorroga ‘Desenrola’, para renegociação de dívidas, até março de 2024
- Leia também: Desenrola passa a renegociar dívidas de até R$ 20 mil
O programa Acredita, tem como uma das principais ações uma Medida Provisória (MP) elaborada pela equipe econômica em conjunto com o Ministério do Empreendedorismo, que visa criar linhas de crédito para microempreendedores individuais (MEIs) e microempresas com faturamento de até R$ 360 mil.
Segundo informações do Governo Federal, o setor terá acesso a uma linha de crédito especial denominada Procred 360, oferecendo taxas de juros competitivas para facilitar o acesso ao financiamento.
Além da linha de crédito, a MP também estabelece o Desenrola Pequenos Negócios, o programa permitirá a renegociação de dívidas para MEIs, microempresas e empresas de pequeno porte.
O lançamento do programa Acredita enfrentou dois adiamentos. Segundo informações recentes do governo, o programa passou por uma reformulação, com ênfase em iniciativas de crédito direcionadas às camadas mais vulneráveis da população.