Rede MLC
Educação

Projeto ‘Afroliterariedades na Escola’ leva literaturas africanas e afro-brasileira para as escolas públicas de Manaus

Escola Normal Superior da Universidade do Estado do Amazonas (ENS/UEA) - Foto: Divulgação
Publicidade

Iniciativa da UEA busca promover o reconhecimento das identidades negras e afrodiaspóricas nas salas de aula, estimulando a leitura e o acesso aos bens culturais.

Pesquisadores da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) estão realizando o projeto “Afroliterariedades na Escola“, voltado à difusão e ao estímulo à leitura das literaturas africanas de língua portuguesa e afro-brasileira nas escolas públicas de Manaus.

Contemplado pelo Prêmio Manaus Identidade Cultural Demais Linguagens, Edital de chamamento público nº 005/2023 (Lei nº 195/2022 Paulo Gustavo), o projeto visa a formação leitora dos estudantes do Ensino Fundamental II, promovendo o reconhecimento das culturas africanas e afro-brasileira por meio da literatura.

Pesquisadores da UEA realizam projeto voltado à difusão e ao estímulo à leitura das literaturas africanas de língua portuguesa e afro-brasileira nas escolas públicas de Manaus – Foto: Divulgação

A primeira ação do projeto ocorrerá nesta segunda-feira (9) na Escola Municipal Poetisa Cora Coralina, na zona norte de Manaus. Entre as atividades, estão oficinas voltadas para os alunos dos 8º e 9º anos do turno matutino.

A Profa. Ma. Emanuelle Valente ministrará a oficinaExplorando As Aventuras de Ngunga: uma viagem literária em sala de aula para as turmas de 8º ano, enquanto a Profa. Karolina Gonzaga apresentará Versos que resistem: navegando pelas memórias de Conceição Evaristo para as turmas de 9º ano.

A Profa. Ma. Lethicia Bernardino conduzirá a formação A lei 10.639 e possibilidades para a mediação de leitura das literaturas africanas e afro-brasileira em sala de aula para os docentes de Língua Portuguesa.

Objetivos do ‘Afroliterariedades na Escola’

O projeto, coordenado pela doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Letras e Artes (PPGLA) da UEA, Profa. Ma. Lethicia Bernardino, sob orientação da Profa. Dra. Renata Rolon, busca estimular competências de leitura e interpretação nos estudantes e valorizar a diversidade cultural africana e afro-brasileira no currículo escolar.

A ação inclue a produção de materiais didáticos, capacitação de professores e atividades diretas com os alunos, estabelecendo uma ponte entre a universidade e a comunidade escolar.

Coordenadora do projeto, Lethicia Bernardino – Foto: Divulgação

Segundo a coordenadora Lethicia Bernardino, o projeto também serve como um canal de troca de saberes entre acadêmicos e professores da educação básica no ensino das literaturas africanas e afro-brasileira.

“Essa dinâmica pode reconfigurar a nossa visão e nos levar a identificar as reais dificuldades enfrentadas por professores no ensino das literaturas que propomos para o projeto”, afirmou a pesquisadora.

Após o evento inaugural, o projeto seguirá para outras três escolas de Manaus: Escola Municipal Biólogo Adolpho Ducke, Escola Estadual Prof. José Bernardino Lindoso, e Escola Estadual Altair Severiano Nunes.

Com vigência até 30 de junho de 2025, o ‘Afroliterariedades na Escola‘ foi premiado na categoria Literatura, modalidade Capacitação e Formação, e é realizado em parceria com a Prefeitura de Manaus e o Ministério da Cultura.

Publicidade

Leia mais

Fapeam abre inscrições para o programa Inovatec+ a partir desta segunda-feira (23)

Lucyana Gadelha

FGV reaplica prova do concurso da Sefaz-AM neste domingo (22)

Indra Miranda

Vestibular e SIS: UEA aplicará provas de Habilidades para os cursos de Dança, Música e Teatro no domingo (15)

Júlia Maciel

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais