Rede MLC
Cultura

Projeto “Aprendendo a Desenhar” leva educação artística a escolas da Zona Norte de Manaus

A iniciativa, promovida pela Prefeitura de Manaus, por meio do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), tem como público-alvo alunos do 9º ano do ensino fundamental. - Foto: Divulgação
Publicidade
Publicidade

A iniciativa oferece aos estudantes de escolas públicas, que muitas vezes não têm acesso a atividades culturais formais, a chance de vivenciar a arte de maneira prática e educativa.

Com o objetivo de estimular a criatividade e desenvolver habilidades artísticas entre os jovens, o projeto “Aprendendo a Desenhar”, contemplado pelo edital da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab), está levando oficinas de desenho a três escolas municipais da zona Norte de Manaus. A iniciativa, promovida pela Prefeitura de Manaus, por meio do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), tem como público-alvo alunos do 9º ano do ensino fundamental.

As oficinas, conduzidas por educadores e artistas locais, abordam técnicas básicas de desenho, como proporção, sombreamento e perspectiva, oferecendo uma introdução sólida ao universo artístico.

Publicidade

Além disso, as atividades incluem dinâmicas interativas que incentivam a troca de ideias e a experimentação criativa, proporcionando uma experiência enriquecedora para os participantes.

Para Tony Medeiros, presidente do Concultura, projetos como esse são essenciais para o crescimento pessoal dos jovens.

“O desenho, em especial, vai além do aprendizado técnico, sendo uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento pessoal e a abertura de novas perspectivas”, destacou.

As oficinas abordam técnicas básicas de desenho, como proporção, sombreamento e perspectiva, oferecendo uma introdução sólida ao universo artístico. – Foto: Divulgação

Stanley Rodrigues, idealizador do projeto, tem se destacado pelo trabalho em valorizar a arte manauara.

“Como professor de artes, produtor cultural, designer, grafiteiro e muralista manauara, meu objetivo é destacar e apoiar a arte genuinamente amazonense, criando oportunidades para jovens talentos que muitas vezes estão à margem do circuito local”, explicou.

O projeto teve início na última sexta-feira (14), na Escola Municipal Vicente Cruz, no bairro Novo Israel. A iniciativa oferece aos estudantes de escolas públicas, que muitas vezes não têm acesso a atividades culturais formais, a chance de vivenciar a arte de maneira prática e educativa.

O “Aprendendo a Desenhar” foi um dos projetos selecionados pelo Edital Macro de Chamamento Público n° 002/2024 – Artes Visuais, com recursos da Pnab, e é realizado pelo Concultura com o apoio do Ministério da Cultura e do governo federal.

Programação:

  • Sexta-feira, 21/3, às 14h
    Local: Escola Municipal Lucila Freitas, rua Rosa de Maio, 238, Colônia Santo Antônio.
  • Sexta-feira, 28/3, às 14h
    Local: Escola Municipal Jornalista Sabá Raposo, rua Santa Mônica, s/nº, Monte das Oliveiras.
Publicidade

Leia mais

Festival de Parintins tem lançamento adiado após governador contrair Covid e Influenza

Lucyana Gadelha

Caprichoso lança álbum “É Tempo de Retomada” com espetáculo cinematográfico em Parintins

Lucyana Gadelha

Governo do Amazonas lança o 58º Festival Folclórico de Parintins

Vitória Vitor

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais