Rede MLC
Política

Projeto de lei que cria política de emprego para pessoas em situação de rua é aprovado no Senado

Publicidade

A ideia é que a política seja articulada entre as esferas municipal, estadual e federal, com a possibilidade de firmar convênios

O projeto de lei que institui uma política nacional de emprego para pessoas em situação de rua foi aprovado pelo Senado Federal, na quarta-feira (06). Agora, o texto segue para sanção.

A proposta é de autoria da deputada Erika Hilton (PSOL-SP), e tem como principal objetivo, promover a geração de trabalho e renda, qualificação profissional e elevação da escolaridade da população em situação de rua.

A ideia é que a política seja articulada entre as esferas municipal, estadual e federal, com a possibilidade de firmar convênios para a promoção da política.

Uma rede de centros de apoio deverá ser implementada para prestar atendimento às pessoas em situação de rua nos locais em que o poder público instituir a política.

Esses centros vão ter algumas atribuições, como por exemplo:

Cadastrar desempregados e trabalhadores em situação de rua para lhes oferecer vagas no mercado de trabalho;

Facilitar e ajudar no processo de emissão de segunda via de documentos como RG, CPF, certidão de nascimento e certidão de casamento;

Facilitar a emissão da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).

Além disso, os municípios e estados que aderirem à política nacional, também devem oferecer bolsas de incentivo financeiro para esse público quando participarem de cursos de qualificação profissional.

Essa transferência de renda será condicionada à realização de atividades de qualificação, capacitação, formação profissional e elevação da escolaridade. A bolsa poderá ser acumulada com outros benefícios sociais.

O poder público deverá ainda garantir vagas no ensino básico para crianças e adolescentes que compõem o núcleo familiar do beneficiário da política. Um comitê intersetorial deverá acompanhar e monitorar a política para criar um regulamento.

Publicidade

Leia mais

Câmara de Manaus aprova benefício que estende plano de saúde a ex-vereadores e familiares

Indra Miranda

Milei diz que vice é próxima da esquerda e não tem “nenhuma ingerência” no governo

Indra Miranda

Trump planeja reunir equipes de investigação para apurar eleição de 2020

Indra Miranda

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais