Rede MLC
Política

Projeto de Lei que proíbe uso de banheiros baseado na identidade de gênero é aprovado no Senado

Publicidade

O projeto reafirma consensos sociais estabelecidos sobre a separação de sexos no uso de sanitários

O Projeto de Lei que proíbe o uso de banheiros e vestiários, em escolas públicas e privadas, baseado na identidade de gênero, foi aprovado pela Comissão de Direitos Humanos (CDH) nesta quarta-feira (28).

Conforme o autor do PL, o senador Magno Malta (PL-ES), o projeto reafirma consensos sociais estabelecidos sobre a separação de sexos no uso de sanitários, além de proteger meninas de situações vexatórias.

O que uma menina de, digamos, dez anos, haverá de sentir ao ver um menino preparando-se para usar o banheiro em que ela está? A mera imaginação da situação causa constrangimento. É simplesmente urgente que se vede tais práticas imorais.“, disse o relator.

O senador também afirmou que a vedação não fere direitos de pessoas que não se identificam com seu sexo biológico.  

De acordo com o texto, as únicas exceções permitidas valeriam para banheiros e vestiários de uso individual ou visivelmente designados como unissex ou de uso familiar. Os usos por profissionais de limpeza, com a devida interdição do local, e de profissionais de saúde ou de segurança, para atendimento emergencial, também são permitidos. 

O projeto recebeu parecer favorável do senador Zequinha Marinho (Podemos-PA) e segue agora para a Comissão de Educação (CE). 

Publicidade

Leia mais

Milei diz que vice é próxima da esquerda e não tem “nenhuma ingerência” no governo

Indra Miranda

Trump planeja reunir equipes de investigação para apurar eleição de 2020

Indra Miranda

STF determina soltura de 15 condenados condenados ao tráfico de drogas em Campinas (SP)

Indra Miranda

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais