Rede MLC
Empreendedorismo

Projeto Padaria Artesanal oferece curso de panificação para mulheres em vulnerabilidade social no Amazonas

Ao longo do mês de março, três turmas serão formadas, totalizando 50 mulheres beneficiadas. - Foto: Ygson França/Sejusc
Publicidade
Publicidade

A iniciativa tem como objetivo capacitar mulheres em situação de vulnerabilidade social e violência, oferecendo a elas ferramentas para empreender e conquistar independência financeira.

Nesta segunda-feira (17), 20 mulheres deram o primeiro passo em direção a uma nova oportunidade de vida ao iniciar o curso de panificação do projeto Padaria Artesanal, promovido pelo Governo do Amazonas. A iniciativa, realizada no Centro Estadual de Convivência da Família (CECF) Teonízia Lobos, tem como objetivo capacitar mulheres em situação de vulnerabilidade social e violência, oferecendo a elas ferramentas para empreender e conquistar independência financeira.

O projeto é coordenado pela Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), em parceria com a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), e conta com a certificação do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Publicidade

Durante o curso, as participantes aprendem receitas de pães artesanais e recebem treinamento em técnicas de panificação, além de aulas teóricas sobre higiene, cidadania e empreendedorismo.

Capacitação e empoderamento

Ao longo do mês de março, três turmas serão formadas, totalizando 50 mulheres beneficiadas. As participantes são inscritas na Coordenação de Promoção da Igualdade no Mundo do Trabalho e Autonomia Econômica (CPIMT), que atende mulheres de todas as zonas de Manaus.

De acordo com a coordenadora Thais Mendes, o projeto visa capacitar e qualificar mulheres que buscam uma nova perspectiva de vida.

As participantes aprendem receitas de pães artesanais e recebem treinamento em técnicas de panificação, além de aulas teóricas sobre higiene, cidadania e empreendedorismo. – Foto: Ygson França/Sejusc

“Qualquer mulher que precise se capacitar, se qualificar e esteja precisando desse tipo de atendimento, pode procurar a coordenação, que fica localizada na rua Presidente Kennedy, bairro Educandos, e funciona das 8h às 14h. Nós estamos prontas para atendê-las e direcioná-las para o mercado de trabalho também, que é um dos nichos responsáveis da nossa coordenação”, explicou Thais.

Desde o início do projeto, mais de 700 pessoas, entre homens e mulheres, já foram capacitadas. Segundo Lorena Aguilar, subgerente de segurança alimentar da Seas, o objetivo é que as participantes se tornem multiplicadoras do conhecimento adquirido, ajudando outras mulheres a empreender.

O foco é ensinar essas mulheres em situação de vulnerabilidade a empreender, a se tornarem multiplicadoras. Elas aprendem, fazem em casa sem precisar de estrutura profissional para fazer esses pães. Aí elas vendem, matam a fome e quem sabe ensinam para outras mulheres”, destacou Lorena.

Projeto Padaria Artesanal

O projeto Padaria Artesanal, regido pela Seas, oferece cursos de panificação para pessoas em vulnerabilidade social. Durante o dia, os participantes aprendem pelo menos dez receitas de pães artesanais, além de receberem treinamento prático e teórico.

A iniciativa busca não apenas ensinar um ofício, mas também promover a cidadania e o empreendedorismo, transformando vidas e comunidades.

Publicidade

Leia mais

Cetam abre 64,6 mil vagas gratuitas em cursos EaD; inscrições começam em 1º de abril

Lucyana Gadelha

Prefeitura de Manaus abre 50 vagas gratuitas para o workshop ‘Elaboração de Projetos na Prática 2.0

Vitória Vitor

Semtepi abre inscrições para curso de Marketing Empresarial e Empreendedorismo

Lucyana Gadelha

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais