Rede MLC
News

Projeto que proíbe ‘saidinha’ é aprovado pela Câmara dos Deputados

Câmara aprova fim da saidinha de presos e projeto vai à sanção. - Foto: Internet
Publicidade

A Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que acaba com as saídas temporárias de presos em feriados e datas comemorativas.

Nesta quarta-feira (20), a Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que acaba com as “saidinhas” de presos em feriados. A proposta já havia passado pela análise, mas voltou à votação em Plenário porque sofreu modificações no Senado e agora será encaminhada à sanção presidencial.

Atualmente, a saída temporária permite que os detentos do regime semiaberto realizem:

  • Visitas à família;
  • Cursos profissionalizantes, de ensino médio e de ensino superior;
  • Atividades de retorno do convívio social.
Deputado Guilherme Derrite, autor do projeto. – Foto: Internet

O deputado Guilherme Derrite (PL-SP), relator da proposta, se licenciou do cargo de Secretário de Segurança Pública do estado de São Paulo apenas para atuar na aprovação da pauta. Após a votação do projeto, ele retornará como secretário.

Em fevereiro, o projeto foi alterado durante sua aprovação no Senado, que manteve uma exceção para a saída temporária, no caso dos detentos que forem realizar cursos estudantis ou profissionalizantes, de ensino médio ou superior – exceto aos condenados por crime hediondo ou crime praticado com violência ou grave ameaça à pessoa.

Essa saída temporária durará apenas o necessário para o cumprimento das atividades discentes. A alteração foi mantida pela Câmara na votação desta quarta-feira (20).

Regime Semiaberto

Aplicável a quem cumpre penas de 4 a 8 anos se não for reincidente. Nesse modelo de regime, a pessoa pode fazer cursos ou trabalhar em locais previamente definidos fora da unidade prisional durante o dia e regressar no período noturno.

Com a mudança enviada pelo Senado, o condenado que cumpre pena por praticar crime hediondo ou com violência ou grave ameaça contra pessoa não poderá realizar trabalho externo sem vigilância direta.

 

Publicidade

Leia mais

Tribunal Penal Internacional emite mandado de prisão contra Netanyahu

Indra Miranda

Primeiro-ministro de Israel oferece recompensa de R$ 29 milhões por reféns recuperados

Indra Miranda

Ministério denuncia canais online por incentivo a apostas enganosas

Lucyana Gadelha

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais