Rede MLC
News

Promotor italiano abre investigação de homicídio culposo sobre naufrágio de iate de luxo

O barco da família, de 56 metros de comprimento naufragou durante uma tempestade feroz na madrugada de segunda-feira (19). - Foto: EPA
Publicidade

A guarda costeira interrogou o capitão James Cutfield e outros sobreviventes. Nenhum deles comentou publicamente sobre como o navio afundou.

O chefe do gabinete do promotor público de Termini Imerese, Ambrogio Cartosio, anunciou a abertura das investigações de homicídio culposo sobre as mortes do bilionário britânico da tecnologia, Mike Lynch, e outras seis pessoas depois que um iate de luxo naufragou na Sicília.

O anúncio foi feito em uma coletiva de imprensa. Cartosio afirmou que até o momento, a investigação não foi dirigida a nenhuma pessoa individual.

O barco da família, de 56 metros de comprimento, o Bayesian, naufragou durante uma tempestade na madrugada de segunda-feira (19) em Porticello, perto de Palermo.

Os especialistas da marinha ficaram perplexos com o naufrágio, pois o barco, construído pela fabricante de iates italiana Perini, deveria ter resistido à tempestade e em qualquer caso não deveria ter afundado tão rapidamente como aconteceu.

Os outros cinco passageiros mortos foram recuperados na quarta (21) e quinta-feira (22) pela guarda costeira italiana. – Foto: AFP/Getty Images

Puxar o Bayesian, que está aparentemente a uma profundidade de 50 metros, para fora do mar pode ajudar os investigadores a determinar o que aconteceu, mas a operação é complexa e cara.

Entre os 15 sobreviventes, estava a esposa de Lynch, cuja empresa era dona do Bayesian, e o capitão do iate.

A guarda costeira interrogou o capitão James Cutfield e outros sobreviventes. Nenhum deles comentou publicamente sobre como o navio afundou.

Vítimas

Mike Lynch tinha 59 anos e era um dos mais conhecidos empreendedores britânicos de tecnologia do país, conhecido até como “Bill Gates do Reino Unido”

O empresário tinha convidado amigos para se juntarem a ele no iate para celebrar sua absolvição em junho em um julgamento de fraude nos Estados Unidos. 

O corpo de Hannah Lynch foi achado na sexta-feira (23) por mergulhadores.

A filha de 18 anos de Mike Lynch, Hannah, também estava entre os que morreram no naufrágio do barco da família. – Foto: AFP

Os outros cinco passageiros mortos foram achados na quarta (21) e quinta-feira (22), enquanto o corpo do único membro da tripulação que morreu, o chef de bordo Recaldo Thomas, foi encontrado na segunda-feira.

Entre os que também morreram no naufrágio estavam o advogado de Lynch, Chris Morvillo e Jonathan Bloomer, um banqueiro da Morgan Stanley que havia aparecido como testemunha de caráter no caso em nome do empresário.

Publicidade

Leia mais

Primeiro-ministro de Israel oferece recompensa de R$ 29 milhões por reféns recuperados

Indra Miranda

Ministério denuncia canais online por incentivo a apostas enganosas

Lucyana Gadelha

Golpe da CNH: Saiba como funciona e as formas de se proteger

Indra Miranda

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais