Confira os candidatos, horários e restrições sobre os tipos de propaganda.
A veiculação das propagandas eleitorais obrigatórias começam nessa sexta-feira (16) em todo o Brasil, para os candidatos a prefeito e vereador.
O ano de 2024 terá o primeiro pelito eleitoral brasileiro após a criação e aprimoramentos das tecnologias de inteligência artificial. O Tribunal Superior Eleitoral estipulou regras para regular a utilização desse tipo de tecnologia nas propagandas eleitorais.
O uso de “conteúdo sintético multimídia” gerado por IA deve sempre vir acompanhado de um alerta sobre a utilização, seja em qualquer modalidade de propaganda eleitoral, estando proibido o uso de “Deepfake”.
Em caso de descumprimento, qualquer propaganda pode ser tirada de circulação, seja por ordem judicial ou mesmo por iniciativa dos próprios provedores de serviços de comunicação. Para as notícias falsas, o TSE disponibiliza uma ferramenta chamada Sistema de Alertas de Desinformação Eleitoral (SIADE).
O SIADE permite a qualquer pessoa o apontamento de fatos notoriamente inverídicos ou descontextualizados com potencial para causar danos ao equilíbrio do pleito ou à integridade do processo eleitoral.
A propaganda segue os mesmo critérios dos anos anteriores, com a proibição de coisas como notícias falsas, preconceitos, anonimato e criação de estados emocionais artificiais. Para a propaganda de rua, permanece a norma do aviso prévio de 24 horas antes da realização e da proibição de brindes promocionais (como bonés e camisas).
Candidaturas
De acordo com o sistema do TSE, até o momento, por ordem alfabética os candidatos das chapas majoritárias que registraram a candidatura no Amazonas foram:
- Alberto Neto (PL), com Maria do Carmo (Novo) como vice
- David Almeida (Avante), com Renato Júnior (Avante) como vice
- Gilberto Vasconcelos (PSTU), com Damiana Amorim (PSTU) como vice
- Marcelo Ramos (PT), com Luiz Castro (PDT) como vice
- Roberto Cidade (União Brasil), com Coronel Menezes (Progressistas) como vice
- Wilker Barreto (Mobiliza), com Professora Renata (Mobiliza) como vice
Até esse momento, a chapa do candidato Amon Mandel (Cidadania/PSDB) ainda não foi registrada.