Medida visa reforçar a segurança no trânsito e reduzir o número de acidentes em trechos considerados críticos.
A partir de 2 de janeiro de 2025, os radares instalados ao longo da Avenida do Turismo, na zona oeste de Manaus, começarão a emitir multas para motoristas que ultrapassarem os limites de velocidade.
A medida foi anunciada pelo diretor-presidente do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Paulo Henrique Martins, e tem como objetivo aumentar a segurança viária e reduzir o número de acidentes em trechos críticos.
Desde sua instalação no primeiro semestre de 2024, os radares têm alertando os condutores sobre a presença dos dispositivos e reforçando a necessidade de respeitar os limites de velocidade. O período educativo será mantido até o início da fiscalização punitiva no próximo ano.
A partir de 2025, os motoristas que não respeitarem os limites de velocidade estarão sujeitos às penalidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Pontos com radares de velocidade
Os radares foram posicionados em locais estratégicos ao longo da Avenida do Turismo, priorizando áreas de alta circulação e maior risco, como proximidades de condomínios, escolas e pontos turísticos. Entre os locais monitorados, estão:
- Sentido Ponta Negra: próximo ao condomínio Mediterrâneo I.
- Sentido Aeroporto Eduardo Gomes: nas proximidades do residencial Viver Tarumã.
- Sentido Leste: em frente ao condomínio Viva Vida Tarumã.
- Sentido Norte: próximo à Escola Marechal Cândido Rondon, no Igarapé da Bolívia.
- Sentido Oeste: em frente à empresa Vida Film.