O crédito bancário será efetuado ao longo do dia 28 de fevereiro.
Na manhã desta sexta-feira (21), a Receita Federal abre a consulta ao lote residual de restituições do Imposto de Renda de fevereiro de 2025. Os interessados poderão realizar o procedimento a partir das 10h (horário de Brasília).
No estado do Amazonas, o valor total de R$ 2.330.372,61 será dividido entre 1.313 contribuintes. O crédito bancário será efetuado ao longo do dia 28 de fevereiro.
O contribuinte interessado em saber se a restituição está disponível, é só acessar a página da Receita Federal no site: https://www.gov.br/receitafederal/pt-br.
Lembrando que, para iniciar a consulta, é necessário fazer login na conta gov.br, ferramenta onde os cidadãos acessam os serviços digitais do governo.
É possível realizar uma consulta simplificada ou uma consulta mais detalhada da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC.
Caso seja identificada alguma pendência na declaração, o contribuinte pode retificar o documento, corrigindo eventuais erros nas informações.
O pagamento de restituições são feitos exclusivamente em contas bancárias de titularidade do contribuinte, sendo assim, as rotinas de segurança impedem o pagamento caso ocorra erro nos dados bancários informados ou algum problema na conta destino.
Para garantir que o contribuinte não tenha prejuízos, a Receita Federal informa que oferece o serviço de reagendamento do pagamento, disponível por meio do Banco do Brasil (BB) por até 1 (um) ano após a primeira tentativa de crédito. Dessa forma, o contribuinte pode corrigir os dados bancários e informar uma conta de sua titularidade.
O contribuinte também poderá reagendar o crédito dos valores pelo Portal BB, acessando o endereço: bb.com.br/irpf, ou ligando para a Central de Relacionamento BB pelos números:
- 4004-0001 (capitais),
- 0800-729-0001 (demais localidades),
- 0800-729-0088 (telefone exclusivo para deficientes auditivos).