Biden desiste da reeleição e endossa Kamala Harris como candidata à presidência.
Nesta segunda-feira (22), as redes sociais de Joe Biden e Kamala Harris passaram a divulgar um novo logotipo para a campanha presidencial, desta vez com o nome de Harris em destaque.
No perfil de Biden na rede social X, a imagem de fundo traz a frase “Harris for President“ (Harris para presidente), um dia após ele anunciar a desistência de concorrer a um segundo mandato.
Nas redes de Kamala Harris, a nova imagem mostra o slogan “Let’s win this“ (vamos vencer essa, em tradução livre), com o logotipo também destacando “Harris for President“.
Até esse domingo (21), tanto Biden quanto Harris utilizavam o slogan “Together, we can finish the job“ (juntos, nós podemos terminar o trabalho), com um logotipo que destacava o nome do atual presidente e a url “joebiden.com“.
Até a manhã dessa segunda-feira, esse slogan ainda permanecia na página do Facebook de Biden.
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou neste domingo que desistiu de concorrer à reeleição e declarou seu apoio à vice-presidente Kamala Harris para liderar a chapa democrata.
Em um comunicado no X, Biden afirmou que cumprirá seu mandato até janeiro de 2025.
“Foi a maior honra da minha vida servir como seu presidente. E embora tenha sido minha intenção buscar a reeleição, acredito que é do melhor interesse do meu partido e do país que eu me afaste e me concentre exclusivamente em cumprir meus deveres como presidente pelo restante do meu mandato”, escreveu Biden.
- Leia mais: Joe Biden desiste de reeleição nos EUA e apoia Kamala Harris como candidata democrata
- Presidente Joe Biden responde às críticas após debate com Donald Trump
Logo após o anúncio de desistência, Donald Trump, candidato republicano, declarou em sua conta no Truth Social que Biden “não estava apto para concorrer à presidência“.
A decisão de desistir ocorre após pressões do partido e de parte do eleitorado democrata. A crise na campanha de Biden começou no fim de junho, quando ele teve um mau desempenho em um debate contra Donald Trump, o que levantou dúvidas sobre sua capacidade cognitiva.
De acordo com a imprensa norte-americana, diante da pressão, Biden começou a refletir mais sobre sua candidatura.
Uma fonte revelou à Reuters que a decisão de desistir foi tomada neste domingo. “Na noite passada, a mensagem era para seguir em frente com tudo, a todo vapor. Por volta das 13h45 de hoje, o presidente disse à sua equipe sênior que havia mudado de ideia“.
A decisão pegou muitos funcionários da Casa Branca de surpresa. O Partido Democrata ainda não anunciou oficialmente quem será o novo candidato para disputar as eleições.
A pesquisa Reuters/Ipsos, divulgada na última terça-feira (16), revelou que Donald Trump e Joe Biden estavam tecnicamente empatados na corrida presidencial.
Trump lidera com 43% das intenções de voto, enquanto Biden tinha 41%. Considerando a margem de erro de 3 pontos percentuais.
Um fator significativo que influenciou a desistência de Biden foram as dúvidas sobre sua capacidade de governar.
Segundo uma pesquisa divulgada em 17 de julho pela Associated Press e pela NORC, uma instituição de pesquisa independente da Universidade de Chicago, quase dois terços dos democratas manifestaram desejo de que Biden se retirasse da disputa.