Decisão encerra uma era de 47 anos
A montadora francesa Renault anunciou nesta segunda-feira (30) que estará encerrando a produção de motores da Fórmula 1 antes da implementação do novo regulamento da categoria.
Há meses se vem especulando sobre o futuro da marca, mas a decisão abre caminho para a Alpine, dona do grupo Renault, fechar parceria com a Mercedes.
De acordo com a revista britânica Autosport, a Renault confirma que as atividades da fábrica em Viry-Châtillon, continuarão até o final da temporada de 2025.
Posteriormente, a unidade será transformada em um centro de engenharia para ajudar no desenvolvimento de tecnologias para os futuros carros da Renault e Alpine.
“Após o processo de consulta e diálogo com os representantes dos trabalhadores de Viry-Châtillon, a Alpine decidiu estabelecer uma unidade de monitorização da F1. Esta unidade terá como objetivo manter os conhecimentos e competências dos profissionais para continuar o trabalho de inovação com os projetos da Hypertech Alpine”, diz a montadora.
Durante da trajetória no cenário da Fórmula 1, a Renault soma 12 títulos mundiais, além de ter conquistado 2 títulos de piloto e 2 de construtores como escuderia.
A Fórmula 1 agora faz longa pausa e retorna de 18 a 20 de outubro em Austin, Estados Unidos, início da perna americana da temporada 2024.