Nunes alcançou mais de 3 milhões de votos e tornou-se o 12º prefeito eleito da capital.
Ricardo Nunes (MDB) foi reeleito nesse domingo (27), derrotando Guilherme Boulos (PSOL) no segundo turno das eleições. Com o apoio de uma coligação de 11 partidos, intitulada “Caminho Seguro pra São Paulo”, Nunes conquistou 59,35% dos votos válidos, somando 3.393.110 votos, contra 40,65% de Boulos, que obteve 2.323.901 votos.
Prefeito da capital desde 2021, quando assumiu o cargo após a morte de Bruno Covas (PSDB), Nunes manterá o posto até o final de 2028.
Em uma campanha de fortes alianças, Nunes contou com o apoio de partidos como o PL, PSD, PP, Republicanos e União Brasil. A coligação foi criticada por envolver siglas de orientações políticas variadas, o que gerou questionamentos sobre a coerência programática do candidato. Coronel Mello Araújo (PL) foi escolhido para compor a chapa como vice-prefeito.
Entre as propostas apresentadas em programa de governo, Nunes indicou propostas como a criação de 200 salas de descompressão para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA); o aumento do efetivo da Guarda Civil Municipal em horários e locais estratégicos, e o uso de inteligência artificial para identificar possíveis irregularidades e combater a corrupção.
Quem é Ricardo Nunes?
Nascido em São Paulo, Ricardo Luis Reis Nunes tem 56 anos e atua na política municipal desde a gestão de Bruno Covas. Com uma carreira consolidada no MDB, partido de longa tradição no cenário político brasileiro, Nunes declarou R$ 2,9 milhões em bens, incluindo imóveis e investimentos.
Nunes assumiu a cadeira de prefeito em 2021, em 2012, foi eleito vereador com mais de 30 mil votos. Em 2016, se reelegeu com 55 mil votos.
Durante seis anos, foi o relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias e do Orçamento da capital. Casado há 27 anos com Regina Carnovale Nunes, tem três filhos e um neto.