De acordo com o Inmet, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Na madrugada desta segunda-feira (27), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo para chuvas na Região Sul do país, incluindo o Rio Grande do Sul.
O alerta vale da 0h01 até as 21h e cita chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora ou entre 50 e 100 milímetros por dia, além de ventos intensos que devem variar de 60 a 100 quilômetros por hora.
Ainda de acordo com o Inmet, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, informou em suas redes sociais sobre o possível ciclone que deve repercutir na região.
“Esta segunda-feira deve ser uma segunda-feira difícil para alguns municípios aqui no estado. Tem um ciclone se formando no mar e que vai trazer ventos fortes e chuva para os municípios da região leste do estado”.
O último balanço da Defesa Civil, divulgado no início desta segunda-feira (27), informou que já são 169 mortos, 56 desparecidos e 806 feridos em decorrência das enchentes que assolam o Rio Grande do Sul.
Ao todo, são 2.345.400 pessoas afetadas pelos temporais que atingem o estado desde abril. Entre elas, 581.643 estão desalojadas, enquanto 55.813 permanecem em abrigos do estado.