Rede MLC
Meio Ambiente

Rio Solimões desce 6 centímetros em 2 dias

O menor nível registrado no Rio Solimões pelo Serviço Geológico do Brasil foi em 11 de outubro de 2010. - Foto: Agência Cenarium
Publicidade

Dos 20 municípios em situação de emergência no Amazonas por causa da estiagem, sete estão na região do Alto Solimões. 

Do último domingo (14) até a segunda-feira (15), o Rio Solimões baixou mais seis centímetros, atingindo a cota de 5,76m. Dos 20 municípios em situação de emergência no Amazonas por causa da estiagem, sete estão na região do Alto Solimões. 

Desde o mês de junho, o Solimões continua variando o nível. Essas elevações repentinas, conhecidas como repique, duram em média, três dias.  A última subida ocorreu entre os dias 11 e 13 de julho, quando o rio subiu 17 centímetros.

O menor nível registrado no Rio Solimões pelo Serviço Geológico do Brasil foi em 11 de outubro de 2010, quando as águas chegaram a cota de -0,86m.

O Governo do Amazonas decretou estado de emergência em 20 municípios por conta da estiagem, e sete deles se encontram na região do Alto Solimões: Tabatinga, Benjamin Constant, Atalaia do Norte, São Paulo de Olivença, Amaturá, Santo Antônio do Içá e Tonantins.

Municípios do Alto Solimões e tríplice fronteira entre Brasil, Peru e Colômbia. – Foto: OpenEdition Journals

O município de Benjamin Constant não está mais recebendo cargas e passageiros de Manaus por causa da seca. Algumas comunidades rurais já enfrentam dificuldades de acesso fluvial para chegar as sedes dos municípios.

Além disso, o governo também decretou emergência ambiental no estado devido as queimadas registradas no sul do Amazonas, Manaus e região metropolitana.

Publicidade

Leia mais

Seis municípios do AM devem receber quase R$ 4,8 milhões para combater efeitos das queimadas e da seca

Lucyana Gadelha

Rio Negro sobe quase 100 centímetros nos primeiros 14 dias de Novembro

Júlia Maciel

Deserto na Arábia Saudita registra neve pela primeira vez

Júlia Maciel

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais