Rede MLC
Saúde

“Sabadão Lilás” em Manaus oferece serviços de saúde para mulheres em nove unidades neste sábado (22)

As unidades participantes estão distribuídas em todas as zonas da cidade. - Foto: Divulgação/Semsa
Publicidade
Publicidade

A programação do “Sabadão Lilás” se estenderá até o dia 29 de março, mas os serviços continuarão disponíveis na rotina das unidades de saúde após o encerramento da campanha.

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realiza neste sábado (22), mais uma edição do “Sabadão Lilás” de 2025. A ação, que integra a campanha “Março Lilás”, visa conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção e dos cuidados com a saúde, com foco especial no combate ao câncer do colo do útero.

Nove unidades de saúde participarão da iniciativa, oferecendo serviços como exames preventivos e vacinação contra o HPV, vírus responsável pela maioria dos casos da doença.

Publicidade

Segundo Lúcia Freitas, enfermeira e chefe da Divisão de Atenção à Saúde da Mulher da Semsa, as unidades já funcionam aos sábados, mas, durante o “Sabadão Lilás”, haverá uma intensificação dos atendimentos.

“Muitas mulheres não conseguem buscar os serviços de saúde durante a semana devido ao trabalho e aos cuidados com os filhos. Por isso, organizamos essa estratégia para ampliar o acesso aos sábados, além de promover ações de educação em saúde, como rodas de conversa e palestras”, explicou.

As unidades participantes estão distribuídas em todas as zonas da cidade. Na zona Sul, as USFs José Rayol dos Santos e Rosa Pereira de Almeida estarão abertas. Na zona Leste, as USFs Alfredo Campos, Amazonas Palhano e Maria Leonor Brilhante participarão da ação.

As unidades participantes estão distribuídas em todas as zonas da cidade. – Foto: Divulgação/Semsa

Na zona Norte, as USFs Major PM Sálvio Belota, Balbina Mestrinho e a Clínica da Família Carmen Nicolau (que funcionará em horário estendido, das 7h às 18h) estarão disponíveis. Já na zona Oeste, a USF Deodato de Miranda Leão também integrará a programação.

Lúcia Freitas destacou que o exame preventivo será oferecido em livre demanda, sem necessidade de agendamento, das 8h às 12h.

“O público-alvo são mulheres de 25 a 64 anos que já iniciaram a vida sexual, pois essa faixa etária é a mais indicada para o rastreio do câncer do colo do útero”, afirmou.

Além das unidades fixas, as Unidades Móveis de Saúde da Mulher também participarão do “Sabadão Lilás”.

Neste sábado (22), a unidade móvel estará na zona Norte, na escola municipal Benjamin Matias Fernandes, no bairro Lago Azul, oferecendo mamografias, ultrassons, testes rápidos (HIV, sífilis, hepatites B e C), consultas médicas e de enfermagem, e atualização do cartão vacinal.

A programação do “Sabadão Lilás” se estenderá até o dia 29 de março, mas os serviços continuarão disponíveis na rotina das unidades de saúde após o encerramento da campanha.

“A prevenção é a melhor forma de cuidar da saúde, e esses serviços estarão à disposição das mulheres durante todo o ano”, reforçou Lúcia Freitas.

As unidades já funcionam aos sábados, mas, durante o “Sabadão Lilás”, haverá uma intensificação dos atendimentos. – Foto: Divulgação/Semsa

Confira as unidades participantes:

Zona Sul:

  • USF José Rayol dos Santos – Avenida Constantino Nery, s/nº, Flores
  • USF Rosa Pereira de Almeida – Rua São Benedito, s/nº, Morro da Liberdade

Zona Leste

  • USF Alfredo Campos – Avenida Cosme Ferreira, s/nº, Zumbi
  • USF Amazonas Palhano – Rua Antônio Matias, s/nº, São José 1
  • USF Maria Leonor Brilhante – Avenida Autaz Mirim, s/nº, Tancredo Neves

Zona Norte

  • USF Major PM Sálvio Belota – Rua Samambaia, 786, Santa Etelvina
  • USF Balbina Mestrinho – Rua Major Silvério Nery, 170, Cidade Nova
  • Clínica da Família Carmen Nicolau – Rua Santa Tereza D’Ávila, s/nº, Lago Azul (funcionará das 7h às 18h)

Zona Oeste

  • USF Deodato de Miranda Leão – Avenida Presidente Dutra, s/nº, Glória
Publicidade

Leia mais

Amazonas registra primeira morte por dengue em 2025; casos aumentam 77% no estado

Lucyana Gadelha

Amazonas registra 15 casos de metapneumovírus no primeiro trimestre de 2025

Lucyana Gadelha

Novos locais de atendimento das Unidades Móveis de Saúde da Mulher iniciam atendimentos nesta segunda-feira

Vitória Vitor

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais