Em Manaus, de acordo com a pesquisa realizada pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Amazonas, 93% dos entrevistados pretendem ir às compras
O dia da Black Friday é sempre a última sexta-feira do mês de novembro e contempla tanto o comércio físico quanto o virtual. A data é um evento comercial que ficou popular pelos grandes descontos em produtos de diversas categorias. Em Manaus, de acordo com a pesquisa realizada pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Amazonas, 93% dos entrevistados pretendem ir às compras.
A prioridade do consumidor leva em consideração os ‘melhores preços’, com 63% das respostas, seguido por ‘qualidade dos produtos’ (60%), ‘promoções e ofertas’ (54%), ‘diversidade de produtos’ (41%), ‘frete grátis’ (17%), entre outros.
E para ajudar o empreendedor a conquistar o cliente nesta data, especialistas do Sebrae Amazonas alertam para as dicas a seguir:
Por que é importante dar desconto na Black Friday?
- Existe uma pressão para realizar compras: há, nesse período, uma pressão conhecida como efeito ‘cluster’, quando as pessoas tomam decisões que foram subconscientemente influenciadas por outras e isso resulta no crescimento do público em busca de uma promoção.
- É uma oportunidade para liquidar o estoque antes do Natal.
- Os clientes já esperam descontos nessa época: as ofertas especiais são o que tornam a Black Friday tão atraente e única no ano. A expectativa das pessoas pelos descontos supera qualquer necessidade real ou uso que elas têm para um item.
Como melhorar as vendas?
- Prepare-se com antecedência: Não lance descontos apenas no dia, sem qualquer planejamento. Apesar de não existir uma data específica para começar a panejar as vendas para a Black Friday, sugerimos que você comece a pensar nas promoções desde outubro, ou pelo menos comece a pensar nos descontos que você dará no dia das ofertas.
- Agregue valor para a compra: na maioria das vezes, os vendedores cometem o erro de se concentrar no preço e não garantir uma excelente experiência de compra ao cliente. De fato, a Black Friday é um grande momento de abaixar os preços, mas o ideal é que esse benefício venha acompanhado de uma experiência de vendas gratificante.
- Reduza ainda mais o preço para os clientes que compram mais produtos: reduzir os preços não é uma boa sensação, mas ser generoso com um cliente que gastou acima de um valor determinado não deve doer tanto, é apenas uma daquelas coisas que você precisa fazer para fidelizar o consumidor. Incentivando a compra na Black Friday, é mais provável que você atinja suas cotas mensais, pois venderá mais produtos do que o normal.
- Crie um guia de presentes: o guia é um conteúdo que vai permitir aos clientes, principalmente aqueles iniciantes, que querem presentes para amigos e familiares) encontrarem as suas melhores promoções durante a Black Friday.
- Prepare um slogan atraente para sua campanha de black Friday: nada supera um slogan cativante, certo? Existem algumas frases que, quando você as ouve, uma determinada empresa vem à mente — e você deve tentar criar a mesma coisa para sua marca também. Um bom slogan não só dá ao cliente um compromisso, mas também diz o que a marca representa.
- Crie cupons e códigos de desconto: criar cupons e códigos de desconto é uma forma clássica de gerar mais vendas durante um período como a Black Friday. Se você conseguir cortar preços e manter a qualidade de seus produtos, está fazendo a Black Friday certo.
- Ofereça descontos exclusivos nas redes sociais: a mídia social é uma ótima maneira de promover seu negócio durante a Black Friday, seja por meio de códigos promocionais, frete grátis ou qualquer outra coisa. E se suas ofertas fossem exclusivamente para seus seguidores de mídia social? Isso significa que você oferece ao seu público benefícios da Black Friday que só eles podem aproveitar.
- Aposte em promoções instantâneas antes e depois da black Friday: uma ideia eficaz para a Black Friday que se tornou muito mais comum é estender seu período de ofertas especiais. A Black Friday costumava ser o principal dia para os varejistas terem suas melhores vendas, mas agora o dinheiro continua rolando até a Cyber Monday, a Segunda-feira Eletrizante da semana seguinte.