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Saiba como melhorar as vendas neste ‘Black Friday’

Centro comercial de Manaus. Foto: Divulgação.
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Em Manaus, de acordo com a pesquisa realizada pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Amazonas, 93% dos entrevistados pretendem ir às compras

O dia da Black Friday é sempre a última sexta-feira do mês de novembro e contempla tanto o comércio físico quanto o virtual. A data é um evento comercial que ficou popular pelos grandes descontos em produtos de diversas categorias. Em Manaus, de acordo com a pesquisa realizada pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Amazonas, 93% dos entrevistados pretendem ir às compras.

A prioridade do consumidor leva em consideração os ‘melhores preços’, com 63% das respostas, seguido por ‘qualidade dos produtos’ (60%), ‘promoções e ofertas’ (54%), ‘diversidade de produtos’ (41%), ‘frete grátis’ (17%), entre outros.

E para ajudar o empreendedor a conquistar o cliente nesta data, especialistas do  Sebrae Amazonas alertam para as dicas a seguir:

Por que é importante dar desconto na Black Friday?

  1. Existe uma pressão para realizar compras: há, nesse período, uma pressão conhecida como efeito ‘cluster’, quando as pessoas tomam decisões que foram subconscientemente influenciadas por outras e isso resulta no crescimento do público em busca de uma promoção.
  2. É uma oportunidade para liquidar o estoque antes do Natal.
  3. Os clientes já esperam descontos nessa época: as ofertas especiais são o que tornam a Black Friday tão atraente e única no ano. A expectativa das pessoas pelos descontos supera qualquer necessidade real ou uso que elas têm para um item.

Como melhorar as vendas?

  1. Prepare-se com antecedência: Não lance descontos apenas no dia, sem qualquer planejamento. Apesar de não existir uma data específica para começar a panejar as vendas para a Black Friday, sugerimos que você comece a pensar nas promoções desde outubro, ou pelo menos comece a pensar nos descontos que você dará no dia das ofertas.
  1. Agregue valor para a compra: na maioria das vezes, os vendedores cometem o erro de se concentrar no preço e não garantir uma excelente experiência de compra ao cliente. De fato, a Black Friday é um grande momento de abaixar os preços, mas o ideal é que esse benefício venha acompanhado de uma experiência de vendas gratificante.
  1. Reduza ainda mais o preço para os clientes que compram mais produtos: reduzir os preços não é uma boa sensação, mas ser generoso com um cliente que gastou acima de um valor determinado não deve doer tanto, é apenas uma daquelas coisas que você precisa fazer para fidelizar o consumidor. Incentivando a compra na Black Friday, é mais provável que você atinja suas cotas mensais, pois venderá mais produtos do que o normal.
  1. Crie um guia de presentes: o guia é um conteúdo que vai permitir aos clientes, principalmente aqueles iniciantes, que querem presentes para amigos e familiares) encontrarem as suas melhores promoções durante a Black Friday.
  1. Prepare um slogan atraente para sua campanha de black Friday: nada supera um slogan cativante, certo? Existem algumas frases que, quando você as ouve, uma determinada empresa vem à mente — e você deve tentar criar a mesma coisa para sua marca também. Um bom slogan não só dá ao cliente um compromisso, mas também diz o que a marca representa.
  1. Crie cupons e códigos de desconto: criar cupons e códigos de desconto é uma forma clássica de gerar mais vendas durante um período como a Black Friday. Se você conseguir cortar preços e manter a qualidade de seus produtos, está fazendo a Black Friday certo.
  1. Ofereça descontos exclusivos nas redes sociais: a mídia social é uma ótima maneira de promover seu negócio durante a Black Friday, seja por meio de códigos promocionais, frete grátis ou qualquer outra coisa. E se suas ofertas fossem exclusivamente para seus seguidores de mídia social? Isso significa que você oferece ao seu público benefícios da Black Friday que só eles podem aproveitar.
  1. Aposte em promoções instantâneas antes e depois da black Friday: uma ideia eficaz para a Black Friday que se tornou muito mais comum é estender seu período de ofertas especiais. A Black Friday costumava ser o principal dia para os varejistas terem suas melhores vendas, mas agora o dinheiro continua rolando até a Cyber Monday, a Segunda-feira Eletrizante da semana seguinte.
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