No mês de janeiro deste ano, o Samu já registrou 15.916 chamadas, sendo 476 trotes.
A Central de Regulação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), recebeu 8.862 trotes de acordo com balanço de 2024, divulgado pelo órgão.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), que coordena o serviço, foram totalizadas mais de 10 mil chamadas telefônicas, entre atendimentos com orientações, solicitações de informações e envio de Unidades Móveis, enganos, trotes e chamadas internas, resultando no envio de Unidades Móveis de Saúde em 60.734 ocorrências.
De acordo com Elen Assunção, Diretora do Samu Manaus, o mês de janeiro foi o de maior ocorrência com 2.351 registros. O número de trotes aumenta nesse período, devido as férias escolares, quando as crianças passam mais tempo em casa.
Os trotes podem causar sérios problemas para o atendimento da população, pois além de ocupar as linhas telefônicas e os atendentes na Central de Regulação, podem atrasar o atendimento de ocorrências reais, e até mesmo no deslocamento de ambulâncias, uma vez que a chegada da equipe no local tem impacto direto nas chances de sobrevivência e recuperação das vítimas, por exemplo, em acidentes ou problemas cardíacos.
Atendimentos
O Samu realiza atendimentos em caso de urgência e emergência de natureza clínica, psiquiátrica, cirúrgica, traumática, obstétrica e ginecológica.
O atendimento funciona em regime de 24 horas, todos os dias, a partir de solicitação feita pelo telefone 192.
A partir do chamado telefônico, a equipe de atendentes orienta sobre as ações imediatas e coleta informações para avaliar a situação das vítimas e a localização para o atendimento, determinando os procedimentos adequados a cada situação.
O serviço conta com o apoio de profissionais médicos, enfermeiros, condutores de veículos, técnicos de enfermagem e equipe administrativa.