Rede MLC
Esporte

Santos vence Coritiba e volta à Série A um ano após o rebaixamento

Santos bate Coritiba e volta à Série A do Brasileiro - Foto: Divulgação
Publicidade
Publicidade

Veja as especulações sobre o possível retorno de Neymar ao Santos.

O Santos garantiu nesta segunda-feira (11), o retorno à Série A do Campeonato Brasileiro após ter disputado pela primeira vez uma temporada na Série B.

O Peixe garantiu a vitória sobre o Coritiba por 2 a 0, em Curitiba, com gols do centroavante Wendel, aos 20 minutos, e do ponta venezuelano Rómulo Otero, que marcou aos 41 minutos uma cobrança de falta.

Publicidade

Com essa vitória, o clube paulista chegou a 68 pontos em 36 jogos, pontuação que o torna inalcançável pelo Ceará, atual quinto colocado, restando duas rodadas para o término da Série B.

Santos — Foto: Raul Baretta/Santos FC

Sob o comando do técnico Fábio Carille, que teve papel importante na trajetória do time alvinegro, o Santos liderou a tabela e disputou o título da Série B durante boa parte da temporada, após ter sido rebaixado em 2023 pela primeira vez em sua história centenária.

Além do Santos, Mirassol, Novorizontino e Sport Recife seguem como os principais candidatos a integrar o grupo dos quatro clubes que disputarão a elite do futebol brasileiro no próximo ano.

Santos vence Coritiba e volta à Série A um ano após o rebaixamento – Foto: Duvulgação/GP1

Voltamos a um lugar de onde nunca deveríamos ter saído, celebrou Neymar em uma história publicada no Instagram em 2 de novembro, quando o Santos venceu o Vila Nova por 3 a 0 e ficou a um passo de confirmar o retorno.

A retomada da camisa 10

Oito vezes campeão brasileiro, tricampeão da Copa Libertadores e bicampeão da Copa Intercontinental, o Santos atravessa há anos uma situação financeira delicada.

A crise econômica contribuiu para o rebaixamento à Série B em 2023, que ocorreu pouco antes de completar um ano da morte de Pelé, falecido em 29 de dezembro de 2022, aos 82 anos. 

O Rei do Futebol teve um papel essencial na projeção mundial do clube e protagonizou os melhores momentos, conquistando seis títulos nacionais entre 1961 e 1968, duas Libertadores e duas Intercontinentais, ambas em 1962 e 1963, além de diversas competições estaduais.

Pelé - Santos
Pelé defendeu o Santos na maior parte da carreira – Foto: Divulgação / Santos FC

Pelé jogou grande parte da carreira pelo Santos, de 1956 a 1974, com exceção dos últimos anos, quando atuou pelo New York Cosmos, onde se aposentou em 1977. 

Após Pelé ser rebaixamento do Santos, o clube decidiu homenagear o ídolo — proibindo o uso da camisa 10, imortalizada pelo jogador.

“Enquanto não retornaremos à categoria máxima, um nível digno de Pelé, não atuaremos com a camisa número 10”, afirmou o presidente do clube, Marcelo Teixeira, na ocasião.

Especulações sobre o retorno de Neymar

Da consagrada base do Santos, surgiram muitos talentos ao longo das décadas, incluindo Neymar, que buscou carregar o legado de Pelé. Neymar conquistou a Copa do Brasil de 2010, além da Libertadores de 2011 e da Recopa Sul-Americana de 2012 com o Santos, embora não tenha conquistado o título nacional pelo clube.

Em 2013, o craque foi transferido para o Barcelona e, posteriormente, para o Paris Saint-Germain.

Nos últimos meses, surgiram especulações na imprensa brasileira e entre os dirigentes santistas sobre a possibilidade de Neymar, agora com 32 anos, retornar ao clube. Atualmente, ele tem contrato com o Al-Hilal, da Arábia Saudita, até meados de 2025.

A imprensa internacional também mencionou a possibilidade de Neymar se unir a Lionel Messi e Luis Suárez no Inter Miami, time da MLS.

A volta de Neymar ao Santos permanece incerta, mas alimenta a esperança dos torcedores, que veem no retorno do jogador uma forma de manter vivo o legado deixado por Pelé e contribuir para o fortalecimento do clube.

Publicidade

Leia mais

Amazonense Diego Lopes pode se tornar novo campeão do UFC após quase 10 anos

Lucyana Gadelha

Colo-Colo x Fortaleza é cancelado após invasão e mortes de 2 torcedores

Lucyana Gadelha

Seleção Brasileira Feminina vence os EUA nos acréscimos e encerra jejum de 10 anos

Lucyana Gadelha

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais