Rede MLC
Empreendedorismo

SEBRAE – Megatendências para 2023

Foto: Reprodução / Internet
Publicidade

O Observatório de Negócios do Sebrae Santa Catarina analisou ao longo do ano diversas notícias, movimentos de mercado, comportamentos do consumidor e ações de empresas e marcas para buscar traçar as principais tendências para 2023. E embora as mudanças estejam ocorrendo de maneira cada vez mais rápida, este material pode servir como um olhar atento para o que os clientes esperam das empresas no futuro.

Foto: internet

1. BUSCA PELA COMODIDADE

Os brasileiros aprenderam novas formas de consumir durante o período de isolamento da pandemia da Covid-19, e isso continua impactando as formas de fazer negócio. Esse novo perfil de consumidor, mais caseiro e digital, fez com que a comodidade se tornasse um ponto crítico na hora de decidir por uma compra.

A praticidade é o segundo motivo que leva os brasileiros a realizarem compras on-line (68%), atrás
apenas de preços melhores (74%).

No varejo físico, 77% dos consumidores preferem realizar compras perto de casa. Apesar de grande, esse número reduziu em comparação a 2017 (84%), devido ao crescimento do e-commerce.

Principais tendências esperadas:

  • Delivery de tudo.
  • Modelos de assinatura.
  • Digital.
  • Pagamentos sem contato.
  • Compras autônomas.

2. O CLIENTE É REI

O consumidor mudou: ele está mais exigente, mais impaciente, aprendeu a gostar de comodidade e busca cada vez mais por soluções específicas para os seus problemas. A ideia de ter o cliente como centro da empresa – o chamado customer centric – é um movimento que envolve as estratégias e a tomada de decisões do negócio, sempre com o objetivo de oferecer uma boa experiência ao consumidor.

94% dos consumidores de diversos países afirmam que uma experiência positiva de compra pode levá-los a
comprar novamente com a empresa.

83% dos consumidores globais acreditam que produtos e serviços devem se adaptar às suas necessidades. Além disso, 25,3% estão dispostos a pagar mais pela customização.

Principais tendências esperadas:

  • Busca por personalização.
  • Práticas de inclusão no consumo.
  • Identidades plurais e fluidas.
  • Fim dos cookies de terceiros.
  • A era do User Experience (UX).

3. BEM-ESTAR EM PRIMEIRO LUGAR

A saúde e o bem-estar físico e mental têm recebido cada vez mais atenção dos brasileiros. A pandemia da Covid-19 criou uma necessidade de manter o corpo e a mente em equilíbrio, mudando um pouco a dinâmica de consumo das pessoas.

Pesquisa com consumidores de seis países mostrou que, para 79% deles, o bem-estar é importante, sendo que 42% consideram-no uma de suas maiores prioridades.

Os brasileiros também valorizam o bem-estar: para 74,1%, este passou a receber maior prioridade em comparação com 2-3 anos atrás.

Principais tendências esperadas:

  • Novos rituais para relaxar.
  • Sustentabilidade em foco.

4. CADA VEZ MAIS DIGITAL

Com o avanço tecnológico, os consumidores conseguiram mais poder de compra e mais acesso a opções de produtos e serviços – tudo isso facilitado pela magia da internet. Isso representa muitas oportunidades
de negócios, mas também um desafio às empresas.

Antes de realizar a compra, 69% dos consumidores brasileiros fazem buscas sobre o produto na internet.

As redes sociais são utilizadas para buscar produtos por 75% dos consumidores brasileiros. O Instagram
é a rede social mais popular, sendo utilizada por 57% dos usuários.

Principais tendências esperadas:

  • Compras digitais.
  • Nova loja física.
  • Community commerce.

Não acabou não, tem mais Megatendência 2023, acesse o conteúdo na íntegra no Observatório de Negócios do portal sebrae.sc

Podcast do Sebrae sobre tendências em 2023 acesse aqui.

Podcast da Agência Sebrae de Notícias revela as tendências de negócios para 2023

Tendências de Marketing para 2023 também do Sebrae assista aqui.

Um bom marketing faz um negócio prosperar e uma marca ser lembrada pelos consumidores. Aqui tem técnicas que vão te ajudar.

Até a próxima

Publicidade

Leia mais

Imperial Home Center abre as portas para público da Zona Norte de Manaus

Júlia Maciel

46ª Expoagro inicia a partir desta terça-feira (24) em Manaus

Lucyana Gadelha

Feira do Empreendedor 2024: maior evento de empreendedorismo começa nesta quinta-feira (19) em Manaus

Lucyana Gadelha

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais