Rede MLC
Educação

SEJA: curso gratuito prepara jovens e adultos para o Encceja 2025

O exame avalia competências e habilidades de jovens e adultos que não finalizaram o ensino fundamental ou médio na idade adequada. - Foto: Ana Carla Sodré/Ascom/Inep
Publicidade
Publicidade

O Encceja, organizado pelo Inep, será aplicado no dia 3 de agosto em todo o país.

A partir desta segunda-feira (17), estão abertas as inscrições para o SEJA, curso preparatório gratuito da Fundação Roberto Marinho em parceria com o Instituto Equatorial, voltado para o Exame para Certificação de Jovens e Adultos (Encceja).

O objetivo é auxiliar pessoas que interromperam os estudos a concluírem a educação básica. As inscrições podem ser feitas no site da fundação a partir das 12h, e as aulas online começam em 31 de março.

Publicidade

O Encceja, organizado pelo Inep, será aplicado no dia 3 de agosto em todo o país. O exame avalia competências e habilidades de jovens e adultos que não finalizaram o ensino fundamental ou médio na idade adequada.

Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD) 2016-2023, mais de 68 milhões de brasileiros não concluíram a educação básica, sendo quase 9 milhões jovens entre 18 e 29 anos.

Em 2024, o SEJA alcançou um índice de aprovação de 90% entre os participantes, com estudantes aprovados em pelo menos uma área de conhecimento ou atingindo a pontuação necessária para o diploma.

Flexibilidade e apoio pedagógico

O SEJA oferece aulas online de todas as disciplinas exigidas pelo currículo da educação básica, com a possibilidade de acesso até mesmo pelo celular. O curso também disponibiliza professores para tirar dúvidas, mas a recomendação é que os alunos acompanhem as aulas desde o início para evitar acúmulo de conteúdo.

Janína Ali, coordenadora do Instituto Equatorial, ressalta a importância da iniciativa para quem busca conciliar estudos com outras responsabilidades.

“Sabemos que muitos enfrentam desafios para conciliar trabalho, família e aprendizado. Iniciativas flexíveis como essa fazem toda a diferença”, afirma Janína.

Renan Carlos, diretor da Escola da Fundação Roberto Marinho, destaca a flexibilidade do SEJA como um dos principais diferenciais.

“A proposta do curso é oferecer suporte pedagógico e preparatório para quem deseja concluir a educação básica. A possibilidade de acessar as aulas a qualquer momento, de acordo com a disponibilidade de cada um, é fundamental”, explica Renan.

Cronograma do Encceja 2025

  • Inscrições: 21 de abril a 2 de maio.
  • Provas: 3 de agosto.
  • Gabarito: Divulgado no Portal do Inep em até 10 dias úteis após a aplicação.
  • Resultados: 15 de dezembro.

Estrutura das provas

O Encceja é composto por quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, além de uma redação de até 30 linhas no modelo dissertativo-argumentativo.

Para o ensino fundamental, as provas são:

  • Ciências Naturais;
  • Matemática;
  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física e Redação;
  • História e Geografia.

Para o ensino médio, as provas são:

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Para obter o certificado, o participante precisa atingir pelo menos 100 pontos em cada prova, em uma escala de 60 a 180, e nota igual ou superior a 5 na redação.

O SEJA é uma oportunidade para quem deseja retomar os estudos e ampliar as perspectivas profissionais. As inscrições já estão abertas, e as aulas começam em breve.

Publicidade

Leia mais

328 aprovados no PSS são convocados pela Seduc; atendimento começa nesta sexta-feira

Vitória Vitor

Prefeitura de Manaus lança projeto ‘Educar pelo Esporte’ para mais de 2 mil alunos do Ensino Fundamental

Lucyana Gadelha

Inscrições para o Programa Ciência na Escola da Fapeam terminam nesta quinta-feira (13)

Lucyana Gadelha

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais